CP Mulher promove I Congresso Online Internacional e Intersetorial da Saúde do Adolescente e do Jovem nesta quarta-feira (01)

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Mulher, em parceria com as Secretarias  de Estado da Saúde, por meio do Programa Saúde do Adolescente, e da Educação, realizam nos dias 01, 02, e 03 de julho, das 10h às 13h, o I Congresso Online Internacional e Intersetorial da Saúde do Adolescente e do Jovem.

O evento virtual tem como objetivo ampliar as ações intersetoriais realizadas pelas Secretarias do governo, e apresentar os trabalhos durante a pandemia.  Para acompanhar, basta acessar no Youtube o canal do Programa Saúde do Adolescente: https://www.youtube.com/channel/UCGXTi6J5xl0JglgWXE848cA

O encontro contará com a participação de palestrantes internacionais da Organização Pan-Americana da Saúde, da Faculdade de Coimbra, e membros da Sociedade de Ginecologia da Infância e Adolescência, e Sociedade Pediátrica de São Paulo, entre eles, médicos, psicólogos, naturólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e nutricionistas.

Os trabalhos serão coordenados pela profª.Drª. Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa Saúde do Adolescente, e coordenadora de Políticas para a Mulher.

Na ocasião serão abordados os temas: Alienação Parental, Sexualidade na Adolescência, Distúrbios Alimentares, Vacinação, Linha de Cuidados com Adolescentes, Sexualidade de Adolescentes com deficiência, entre outros.

Ações da Coordenadoria de Políticas para a Mulher nos CICs durante a pandemia

CIC OESTE- Distribuição de 4 mil máscaras confeccionadas pela equipe do projeto Máscaras Solidárias; 1 mil frascos de álcool em gel; e 500 kits de higiene bucal.

CIC DO IMIGRANTE- Distribuição de 1.500 máscaras – confeccionadas pela equipe do projeto Máscaras Solidárias; 1.000 unidades de álcool em gel de 400 ml; doação de roupas, de livros, e  de enxovias para mulheres grávidas.

Outras ações

Capacitações no canal do youtube e webconferência sobre a saúde da mulher em tempos de pandemia e violência doméstica contra a mulher (Canal da Dra Albertina e Canal da saúde do adolescente); capacitação de professores da rede estadual de ensino sobre a Violência Doméstica, Lei Maria da Penha e a rede de atenção, via centro de mídias; Comitê de Emergência do Programa DeVida, uma  parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania, da Saúde, do Tribunal de Justiça e do  Ministério Público para fortalecer as redes municipais e regionais de atenção às vítimas de violência doméstica, por meio de articulações e capacitações online para servidores.

Confira a programação completa do evento

Dia 01/07

• Sonia Caffe, da organização Pan-America de Saúde;
  • Dr. João Bosco Ramos Borges: Distúrbios Alimentares;
  • Dr. José Alcione Macedo Almeida: Aconselhamento na Anticoncepção;
  • Dr. Edson Santos Ferreira Filho: Anticoncepcionais na Atualidade;
  • Dr. José Maria Soares: Síndrome dos Ovários Policísticos;
  • Profª. Drª. Isabel Cristina Esposito Sorpreso: Vacina do HPPV- Mitos e Tabus.

Dia 02/07

• Profª. Drª. Haydée Padilla: Organização Pan-Americana da Saúde;
  • Profª. Drª. Maria Ignez Saito: Atenção Integral à Saúde do Adolescente: Aspectos Éticos;
  • Profª. Drª. Evelyn Eisenstein: Abusos Online;
  • Maria de Fátima Duarte: Sexualidade da Adolescente Deficiente;
  • Benedito Lourenço: Choking Games e Desafios da Internet entre Adolescentes;
  • Profª. Drª. Maria Sylvia de Sousa Vitalle: Perspectiva para o Futuro na Saúde do Adolescente;
  • Profª. Drª. Mariana Nasser: Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude.

Dia 03/07

• Profª. Drª. Conceição Almeida: Universidade de Coimbra- Como estão os Adolescentes em Portugal em tempos de Pandemia;
  • Profª. Drª. Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo: Sentimentos e Reações dos Adolescentes em tempos de pandemia;
  • Profª. Drª. Kátia Boulos: Alienação Parental;
  • Profª. Drª. Albertina Duarte Takiuti: Gravidez na Adolescência: Ações.