Secretaria da Justiça participa de mobilização sobre trabalho análogo ao de escravo

Na terça-feira, 28 de janeiro, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), da Secretaria da Justiça e Cidadania, participou de ação educativa de sensibilização sobre o tema. A ação ocorreu na Rodovia Hélio Smidt, próximo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Com abordagem a 220 veículos, a ação promovida pela Comissão Regional de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal em São Paulo, contou com a participação da Polícia Civil por meio do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), do Posto de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), e das ONG’s Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude (ASBRAD) e Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (CAMI).

Para o coordenador do NETP e da Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo – COETRAE/SP, Ricardo Alves, “Ações interinstitucionais são fundamentais para a conscientização da população, objetivando alertar para a importância da notificação de informações e de denúncias relativas à esse delito. Com a intensificação dessas ações, houve em 2019 um aumento de 45% no número de casos identificados e atendidos pela rede de enfrentamento e proteção.”

Governo do Estado de SP