Secretaria da Justiça participa de campanha de testagem de HIV no mês de luta contra a AIDS
A Secretaria de Estado da Saúde tem realizado diversas ações de testagem de HIV para marcar o mês de luta contra a AIDS. A ação é desenvolvida por meio do Centro de Referência e Treinamento IST/AIDS-SP, em parceria com a AIDS Healthcare Foundation (AHF-Brasil), Metrô de São Paulo, Secretaria da Justiça e Cidadania, Memorial da América Latina e Casa da Cultura da Brasilândia.
O teste rápido por fluído oral é gratuito, sigiloso e confiável. O resultado sai em cerca de 30 minutos e a privacidade do paciente é garantida. Eventuais diagnósticos positivos serão direcionados para serviços de referência da rede pública de saúde para dar início ao tratamento.
A Secretaria da Justiça, por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS) estará presente no dia 7 de dezembro, durante a testagem para HIV, na Casa Cultural da Vila Brasilândia.
Em 9 de dezembro, os testes serão realizados das 12h às 16h, durante a Feira de Direitos Humanos promovida pela SJC, no Pátio do Colégio, 148.
Durante as ações serão realizados 400 testes rápidos de HIV e sífilis, 400 autotestes de HIV, distribuídos 20 mil preservativos masculinos e 2 mil preservativos femininos.
“O Brasil é uma referência mundial na prevenção e tratamento das pessoas que vivem com HIV/AIDS. Por ser uma política de Estado isso não pode acabar. Todos os esforços da Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, consistem na sensibilização e divulgação da política antidiscriminatória, Lei nº 11.199/2002, que pune administrativamente todos os atos de discriminação em razão da sorologia da população que vive em São Paulo”, declarou o coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça e Cidadania, Marcelo Gallego.
A Coordenação apoia todas as iniciativas do Centro de Referência e Tratamento das ISTs de São Paulo (CRT). “Principalmente a primeira meta da UNAIDS, que visa a ampliar o tratamento para as pessoas que realizaram os testes e são diagnosticadas com HIV. Nossa missão é criar a cultura do respeito em todos os ambientes, e garantir que a sociedade seja mais justa e solidária”, complementou Gallego.
A testagem é gratuita e está disponível em toda a rede pública de saúde. Saiba onde fazer o teste por meio do Disque DST/AIDS: 0800 -16-25-50.
ADESÃO RECORDE
Em sua 12ª edição da Campanha Fique Sabendo, 640, dos 645 municípios paulistas, aderiram à ação. “Trata-se de uma adesão recorde. A adesão foi crescendo ao longo de 12 anos e chegou a 99,2% dos municípios”, observa o coordenador do Programa Estadual IST/AIDS-SP, Alexandre Gonçalves. “Esse resultado é fruto do compromisso do Estado de São Paulo na luta contra a AIDS e na busca da ampliação do diagnóstico precoce do HIV e da sífilis”, declara.