Cidadania em Movimento presta mais de 5 mil atendimentos em Itanhaém
A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) São Vicente, levou no sábado (11) a ação Cidadania em Movimento ao município de Itanhaém. O evento, promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Relações do Trabalho, ocorreu na rodoviária da cidade.
Durante o evento, foram prestados mais de 5.056 atendimentos, distribuidos materiais informativos, além de algodão doce e pipoca.
A iniciativa teve como objetivo promover atividades e serviços gratuitos que possibilitam melhoria na qualidade de vida da comunidade local, e estimulam a integração e a inclusão social.
A ação reuniu atividades do CIC, do Instituto de Medicina Social e Criminologia (IMESC), da Fundação Procon e do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), todos vinculados à Secretaria da Justiça e Cidadania.
Entre os serviços mais solicitados estiveram: medição de peso e altura (562 pessoas), o teste de glicemia (150 pessoas) e a aferição de pressão arterial (150 usuários).
Também foram oferecidos emissão de documentos, como 2ª via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito (38), primeira e segunda vias de Carteira de Trabalho (45); emissão de 1ª via de RG (207). Noventa pessoas solicitaram emissão de Título de Eleitor – primeiro título, 2ª via, transferência, revisão de dados ou regularização da situação eleitoral.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) esteve presente para orientar os munícipes sobre conta de água, esgoto e IPTU, e também emitiu segundas vias de contas. Durante a ação, realizou 360 atendimentos.
O Procon prestou 50 orientações sobre defesa do consumidor, endividamento e consumo responsável, entre outros serviços. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) realizou 27 orientações jurídicas.
O IPEM participou com distribuição de cartilhas com orientações ao consumidor. Disponibilizou balança para aferição de peso e altura.
O Imesc disponibilizou uma equipe para a realização de exames de paternidade. Quarenta pessoas procuraram o serviço.
Além disso, a população acessou serviços de outros órgãos públicos como CDHU, Time do Emprego, Detran e Acessa São Paulo.
Os moradores contaram com orientação sobre formalização e regularização de Microempreendedor Individual (SEBRAE) e acesso à microcrédito pelo Banco do Povo Paulista.
Na área da saúde foram oferecidos massagem, fisioterapia e orientações sobre dengue, zika vírus, chicungunha, arbiviroses, saúde bucal, Novembro Azul, nutrição e gastronomia.
Algumas famílias levaram cães e gatos para atendimento veterinário e receberam rações.
Foram oferecidos serviços de beleza, como barbearia, design de sobrancelhas e estética.
As crianças contaram um espaço exclusivo com pista de corrida, robótica, jogos com óculos de realidade virtual, pintura facial e jogos tradicionais.
Assessoria de Comunicação
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