CIC promove o casamento civil de 200 casais
Com músicas imortalizadas por Louis Armstrong (What a wonderful world) e Roberto Carlos (Como é grande o meu amor por você), Anderson Santos Mariano e Stefani Gonçalves da Silva subiram ao palco preparado pelo Shopping Interlagos para oficializar perante uma juíza de casamento uma união estável que já dura nove anos.
O casal participou ao lado de outros 200 casais do casamento comunitário promovido neste domingo (08/11), pelo Centro de Integração da Cidadania (CIC), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio de suas unidades Sul e Feitiço da Vila, em parceria com o Shopping Interlagos, sindicato e associações de notários e cartórios.
Os casamentos comunitários são cerimônias promovidas pelas unidades do CIC desde 2005, com participação da sociedade civil e entidades de representação de cartórios e juízes de casamento. As cerimônias já oficializaram a união de aproximadamente 4.500 casais, segundo informa a coordenadora do CIC, Ilda Nascimento da Silva.
Os casais-público destas iniciativas tem renda de até três salários mínimos e em sua maioria possuem famílias constituídas há muitos anos, com filhos, alguns com netos inclusive, que não tiveram recursos para oficializar a união.
Dailson de Oliveira Borges e Lucilene Maria Ferreira formam um casal de união bastante estável e duradoura. Estão juntos há 25 anos, tem duas filhas, “lindas”, como conta o pai coruja, e netos. “Agradeço em primeiro lugar a Deus e em segundo a essa oportunidade”, afirma Lucilene.
O casal estava se preparando para tirar fotos no local reservado pelo Shopping exclusivamente para esse fim, quando a reportagem ouviu a sua narrativa. O local se encontrava bastante movimentado e disputado.
Com o advento da legislação, em vigor desde 2011, que permite a união homoafetiva no Brasil, Márcio e Antônio aproveitaram a ocasião para oficializar uma união de 14 anos. Eles se conhecerem numa balada, se apaixonaram e resolveram viver juntos, dividindo inclusive a mesma atividade comercial. São empresários no comércio varejista.
Bastante emocionado, Márcio falou sobre a relação. “Sempre sonhei em ter um companheiro para viver ao meu lado, amando e o respeitando, e aproveitei a oportunidade da lei que garante direitos iguais para homo e heterossexuais e que é uma conquista para nós, e resolvemos oficializar essa união”.
A cerimônia foi presidida pelo secretário da Justiça, Aloísio de Toledo César. Tudo animado por músicos e tenores do grupo “Felice Italia”. As músicas foram escolhidas pelo maestro Feliciano Mota com a participação da dupla de tenores Armando Valssani e Francisco Romanelli.
No repertório, além de Louis Armstrong e Roberto Carlos, musicas como “Amigos para Sempre”, de Andrew Lloyd Webber, e “Com te partirò”, a primeira famosas nas vozes de José Carreras e Sarah Brigthman, e a segunda por Andrea Bocelli.
O secretário da Justiça representou o governador Geraldo Alckmin. Em seu discurso, disse que pouco antes da cerimônia começar ouviu o relato de uma pessoa cujos pais tiveram uma união de 70 anos e morreram no mesmo dia, em questão de pouco tempo entre um e outro. Também mencionou Camões, “amor é fogo que arde sem ver, é ferida que dói e não se sente, é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer”, e trechos de uma música norte-americana.
Sobre o CIC
O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Em cada unidade do CIC, são 16 atualmente, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP e acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública, além de outros serviços gratuitos e programas.
Silvano Tarantelli
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Coordenador de Comunicação