A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) participou de um encontro com a diretoria da Casa Une, na Zona Norte da capital, que contou com a presença de Raul Christiano, secretário da Justiça e Cidadania em exercício, Maisa Costa, coordenadora-geral de Cidadania e Direitos Humanos, Natalia Castan, criadora do Grupo Unite e da Casa Une, Jair Marcatti, curador da Casa Une, além de Fabiano Zavanella, advogado, Paulo Falcirolli, diretor de expansão da Une.cx, e Marli Romão, gerente de comunidade da Casa Une e jornalista.
O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo institucional e apresentar à Casa Une o conjunto de programas, ações e entidades vinculadas que integram a estrutura da SJC, ressaltando sua importância na promoção da cidadania e dos direitos humanos em todo o Estado de São Paulo.
A Casa Une é um espaço voltado ao conhecimento, à inovação e aos negócios, alinhado à agenda contemporânea de ESG e ao Pacto Global da ONU. Seu propósito é preparar pessoas para atuar em um ecossistema econômico complexo e colaborativo, com atividades estruturadas em três pilares: conhecimento, por meio de eventos culturais que incentivam o diálogo intercultural e a valorização da diversidade; inovação, estimulando a cooperação entre indivíduos e instituições na criação de soluções para os desafios atuais; e negócios, apoiando empreendedores e lideranças empresariais na adaptação a cenários em constante transformação.
Durante a reunião, Raul Christiano apresentou as principais iniciativas da Secretaria, como a atuação da Coordenadoria Geral de Cidadania e Direitos Humanos (CGCDH), do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, da Coordenadoria de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), da Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI), da Coordenadoria de Políticas para a Juventude (CPJ) e da Coordenadoria de Políticas para a População Negra (CPPN).
Também foram destacadas iniciativas de proteção e garantia de direitos, como o Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) e o Programa Estadual de Proteção a Vítimas e Testemunhas (PROVITA).
Outro ponto abordado foi o trabalho dos Centros de Integração da Cidadania (CICs), que oferecem serviços gratuitos, atendimento social e atividades culturais em 17 unidades fixas, além do programa Cidadania Itinerante, que leva atendimento móvel a diferentes regiões do Estado. Foi destacado que a Secretaria é responsável pela gestão do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), que financia projetos coletivos nas áreas social, cultural, ambiental e de preservação do patrimônio histórico.
A pauta incluiu ainda a relevância das entidades vinculadas, entre elas a Fundação CASA, responsável pela aplicação de medidas socioeducativas; o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC), referência em perícias médicas e de DNA; o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP), que fiscaliza instrumentos de medição e produtos; e a Fundação Procon-SP, que atua na defesa e orientação dos consumidores.
Segundo Raul Christiano, encontros como este reforçam a cooperação entre poder público e sociedade civil. “A Casa Une tem um papel estratégico ao conectar inovação, diversidade e desenvolvimento humano. A aproximação com a Secretaria da Justiça e Cidadania abre espaço para iniciativas conjuntas que ampliem o alcance das políticas públicas e promovam inclusão social em diferentes territórios”, destacou.
“A reunião marcou o início de uma agenda de diálogo contínuo entre a Casa Une e a Secretaria da Justiça e Cidadania, com o propósito de construir parcerias que unam inovação e cidadania em benefício da população paulista”, ressaltou Natalia Castan.