Em um encontro que reforça a integração entre Estado e municípios, a Secretaria da Justiça e Cidadania apresentou, ontem, 11 de setembro, suas coordenadorias, programas e vinculadas a líderes municipais, ampliando o diálogo e fortalecendo parcerias que beneficiam diretamente a população paulista.
O secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, recebeu representantes da Associação das Prefeitas e Vice-Prefeitas do Estado de São Paulo (APVESP) e da Associação das Primeiras-Damas do Estado de São Paulo (APDESP), detalhando o trabalho das coordenadorias, programas e órgãos vinculados, como a Fundação CASA, IPEM-SP, IMESC e Procon-SP, e destacando iniciativas voltadas à proteção dos direitos humanos, desenvolvimento social e cidadania.
Ao lado do secretário-executivo, participou Bruno Quennehen Silva, assistente de direção da Fundação CASA, que apresentou o programa “Depois do Amanhã”, iniciativa que acompanha jovens por até seis meses após o término de suas medidas socioeducativas, oferecendo suporte para reintegração social e acesso a direitos como educação, saúde, trabalho e lazer. Criado com a participação dos próprios adolescentes, o programa substituiu o antigo “Novos Tempos” e busca promover o empoderamento e a construção de projetos de vida para esses jovens.
Pelo lado da APVESP, participaram: Ana Karin Andrade, presidente da diretoria e ex-prefeita de Cruzeiro; e Vilma Marcelino Silva, vice-prefeita de Rio Grande da Serra e membro do Conselho Deliberativo. Já a APDESP contou com a presença de Michelle Benevides Menegucci, primeira vice-presidente da diretoria 2025/2029 e primeira-dama de Lupércio; Mônica Mattar, secretária; Maria Odete da Costa Vidotto, tesoureira; Vera Lúcia Lemes da Silva, membro do Conselho Deliberativo; e Luana dos Santos, membro titular do Conselho Fiscal, entre outras integrantes.
O encontro também reuniu autoridades e acompanhantes, como os prefeitos Jordão Vidotto (Óleo), Cleber Menegucci (Lupércio), o secretário de Governo João Eli (São Miguel Arcanjo), a vereadora Marilda Aparecida dos Passos Rodrigues (São Miguel Arcanjo), o prefeito Ricardo Francisco Lemes da Silva (Piacatu), além de Kátia Boulos, conselheira da APVESP.
Ana Karin Andrade reforçou a importância do diálogo direto entre as entidades e a Secretaria da Justiça e Cidadania, destacando a integração das ações voltadas à cidadania, desenvolvimento social e apoio às gestões municipais. “O diálogo direto com a Secretaria é fundamental para fortalecer as ações voltadas à cidadania, ao desenvolvimento social e ao apoio às gestões municipais.”
“Esse encontro reforçou o compromisso da Secretaria da Justiça e Cidadania em aproximar suas políticas e programas das administrações municipais, oferecendo suporte técnico e institucional para ampliar o alcance de iniciativas que promovam justiça social, proteção dos direitos e qualidade de vida da população paulista”, ressaltou Raul Christiano.