A Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura (Proec) e a Agência Unesp de Inovação (Auin), ambas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenadoria de Políticas para a Juventude (CPJ), realizaram nesta terça-feira (09/09) a cerimônia de assinatura dos termos de colaboração entre Empresas Juniores (EJs) da Unesp e os 11 municípios finalistas do Edital SPJovem – Transformando Direitos em Inovação Social.
O evento, realizado na sede da SJC, na Rua Guaianazes, no bairro Campos Elíseos, em São Paulo, marcou o início da quarta etapa do edital, dedicada à construção de projetos executivos voltados à resolução de desafios sociais que impactam a juventude paulista.
A assessora da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unesp, dra. Maria Eugênia Porém, comemorou a iniciativa: “É um presente para a Unesp ter a Secretaria da Justiça e Cidadania neste projeto, fazendo o SPJovem acontecer. Ele é fruto de uma agenda inédita para nós, que está levando nossos jovens a fazerem o melhor como cidadãos e futuros empresários, compartilhando o seu saber”.
Lançado em maio, o Edital SPJovem tem como objetivo fomentar o empreendedorismo juvenil por meio das EJs da Unesp, incentivando a participação ativa dos jovens na criação de soluções inovadoras para os problemas sociais de seus territórios.
O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, ressaltou o caráter formativo da iniciativa. “Esperamos que esta experiência seja um estímulo para que vocês se envolvam com a transformação das nossas cidades. Para tornar isso possível, oferecemos os instrumentos necessários. A ideia é ir além do diploma e fazer com que suas habilidades se manifestem na prática.”
As EJs finalistas e os respectivos municípios que assinaram os termos de parceria são: Aravet - Araçatuba; Bioprox - Casa Branca; EJCOMP - Avaré; EJUR - Campinas; Jornal Jr. - Cerquilho; Locomotiva Jr. - Rio Claro; Paulista Jr. - Araraquara; Potencial - Ilha Solteira; Química Jr. - Amparo; RPJr - Bauru; e Sage - Marília.
Representando os alunos das Empresas Juniores, Pedro Rabelo Itoda, da EJ de Relações Internacionais da Unesp de Marília, celebrou o momento: “Estamos recebendo a confirmação de que somos reconhecidos pelo nosso serviço e de que não estamos sozinhos.”
O coordenador da CPJ, Juliano Borges, reforçou a relevância da iniciativa: “Esta é uma data histórica. Nossa intenção é que o projeto se torne referência, um modelo de protagonismo juvenil que possa ser replicado em outros municípios, inspirar outros estados e, quem sabe, servir de exemplo para todo o país”.
A programação do evento incluiu ainda duas oficinas formativas: “Projeto Executivo: juventude e municípios”, conduzida por Juliano Borges; e “Desenvolvimento de Projeto Executivo”, ministrada pelo professor doutor Antonio Roberto Bono Olenscki, do curso de Administração Pública da Unesp.
O evento contou com a presença de autoridades políticas e acadêmicas, entre elas o prefeito de Ilha Solteira, Rodrigo Kokim; o secretário municipal da Juventude de Avaré, Victor Hugo Paschoal; a deputada estadual Fabiana Bolsonaro; e o professor doutor Saulo Philipe Guerra, diretor da Agência Unesp de Inovação, além de diversos gestores municipais convidados, reforçando a relevância regional e estadual da iniciativa.