SJC promove capacitação em Direitos Humanos para servidores

Incentivar pensamentos e comportamentos para uma cultura de respeito e tolerância. Esse foi o objetivo do curso “Capacitação em Direitos Humanos – Rumo a uma Sociedade Inclusiva” oferecido aos seus servidores pela Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenadoria Geral de Direitos Humanos (CGDH), encerrado na terça-feira (23).

A abertura da capacitação ocorreu em 28/09 no auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro, na sede da SJC, com a participação do secretário-executivo, Raul Christiano. No dia seguinte (29/09), a coordenadora da CGDH, Maísa Costa, deu início às aulas com os temas “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, “Justiça e Cidadania”, “Como Construir a Cidadania” e “Liberdade em Rousseau: Nascemos livres, mas vivemos presos na sociedade?”.

Nos dias 09/10, 16/10 e 23/10, os servidores participaram das oficinas “Círculo de Construção de Paz” e “Diálogos e Expressão Artística”, também ministradas por Maísa”, e da “Dança Circular”, com a participação especial do cacique Márcio Verá Mirim. De acordo com a coordenadora, esses cursos são necessários, pois permitem a experimentação e a reflexão contínua, crítica e argumentativa.

“A capacitação foi muito proveitosa, pois proporcionou boas conexões, que começaram pelo reconhecimento do outro no ambiente de trabalho. Desenvolvemos o domínio pessoal, a visão compartilhada e a aprendizagem em equipe. Para mim foi uma oportunidade maravilhosa, com muitas trocas, conversas, ideias e um gostinho de quero mais”, avaliou Maísa.

A capacitação em Direitos Humanos foi a primeira de uma série que a SJC vai oferecer aos seus funcionários. As próximas serão sobre Políticas para a População Negra, Políticas para a Diversidade Sexual, Cultura de Paz e Liberdade de Crença.

Governo do Estado de SP