Secretário Executivo da Justiça participa virtualmente do X Encontro de Conselhos Municipais sobre Drogas do Estado de São Paulo

O secretário executivo da Justiça e Cidadania, Luiz Orsatti Filho, participou virtualmente da abertura do  X Encontro de Conselhos Municipais sobre Drogas do Estado de São Paulo ” Desafios da política brasileira no cuidado de pessoas usuárias de Substâncias Psicoativas”, promovido pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED). O evento ocorreu nesta terça-feira (26) das 9h às 13h,  via Plataforma Teams, com transmissão pelo  Facebook do CONED.

Em sua saudação, Luiz Orsatti parabenizou os envolvidos pela  organização do evento e ressaltou que o CONED presta um relevante serviço por dar voz e assento a diversos órgãos e entidades.  “A questão do álcool e de outras drogas está presente na nossa sociedade, e com a pandemia em decorrência da Covid-19, tivemos um aumento expressivo de usuários. São iniciativas como essa que trazem informações sobre o tema, e  sensibilizam as pessoas sobre os malefícios de substâncias psicoativas e formas de prevenção,  que enfrentaremos a dependência química”, concluiu.

De acordo com a presidente do CONEDSP, Lúcia Decot Sdoia, o evento teve como objetivo sensibilizar membros dos conselhos municipais sobre drogas e gestores municipais da importância das ações voltadas à esta temática, bem como a criação e manutenção de conselhos municipais sobre drogas. “O encontro foi voltado para questões como a prevenção, a rede de cuidado, o manejo relacionado às questões que envolvem a justiça e as questões relacionadas ao consumo de álcool”, disse Lúcia.

Após abertura, foram realizados quatro painéis temáticos:

Painel I   – “A importância da ciência guiando as políticas e  práticas de prevenção ao uso de Substâncias Psicoativas”

Palestrante – Zila Van Der Meer Sanchez- Professora da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Painel II – “A justiça terapêutica e o uso de Substâncias Psicoativas por  pessoas em conflito com a Lei”

Palestrante – Mário Sérgio Sobrinho- Procurador de Justiça – Ministério Público Estadual

Painel III – “O cuidado de usuários/as de Substâncias Psicoativas:  qual a rede necessária?”

Palestrante – José Manoel Bertolote – Médico Psiquiatra  da Universidade Estadual de São Paulo – UNESP

Marina Decot Sdoia – Psicóloga – Mestre em Psicologia Social – Pontifícia Universidade Católica-PUC/SP

Painel IV –  “Uma política para regulação do uso de bebidas alcoólicas”

Palestrante – Guilherme Messas – Médico Psiquiatra da Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo-  FCMSCSP

Marcelo Ribeiro- Vice-Presidente do CONED – Conselho Estadual sobre Drogas

Confira a íntegra do evento aqui: https://www.facebook.com/conedsp/videos/1277355126035509

CONED

O Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (CONED/SP) é um órgão que antecede a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Foi instituído pelo Decreto nº 25.367, de junho de 1986, e alterado pelo Decreto nº 56.091, de agosto de 2010, diante da necessidade do Estado de São Paulo em obter uma ação conjunta e articulada com órgãos federais, estaduais, municipais e a sociedade civil na prevenção ao uso indevido de drogas licitas e ilícitas.

É composto por 48 cadeiras, sendo 24 Governamentais e 24 da Sociedade Civil. Seus membros são indicados pelas Instituições que representam com direito a recondução. Os cargos de presidente e vice-presidente não têm recondução e sempre deverão seguir alternância entre Governo e Sociedade Civil.

Tem por finalidade contribuir para o aperfeiçoamento das ações voltadas à prevenção, à redução de danos, à redução da oferta, ao tratamento e à reinserção social de pessoas afetadas pelo uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas.

Presta atendimento ao público em geral, aos Conselhos Municipais sobre Drogas do Estado de São Paulo e às instituições da sociedade civil ligadas a área no Estado de São Paulo.

Promove encontros entre os Conselhos Municipais do Estado, além de Fóruns e Seminários.