Secretário da Justiça recebe representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil

O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, recebeu nesta sexta-feira ( 27) a vista do representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil, José Egas.

José Egas é representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil desde setembro de 2018. Nascido no Equador é formado em Artes, com especialização em Sociologia do Desenvolvimento pela Universidade San Francisco de Quito, além de ser mestre em Estudos de Desenvolvimento pelo Instituto de Estudos Sociais de Haia, na Holanda.

Iniciou sua carreira no ACNUR em 2006 como Oficial de Reintegração em Luanda, Angola.  É fluente em espanhol, inglês e português.

Em 2007, foi Oficial de Proteção em Manaus, onde ficou até 2008, quando mudou-se para a Colômbia para ser Chefe do Escritório de Campo em Quibdó.

Atuou como Oficial Sênior de Programa em Mianmar em 2011, no Irã em 2013, e na Suíça em 2015. De 2015 até 2016, trabalhou na Missão de Emergência do ACNUR em Atenas, na Grécia e, antes de assumir a posição de Representante do ACNUR no Brasil, foi Oficial Sênior de Operações e Chefe da Unidade de Soluções, Divisão de Suporte e Gerenciamento de Programas na Suíça.

Em 2019, José Egas visitou as instalações do Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante, localizado no barro da Barra Funda. A unidade é voltada ao atendimento de imigrantes e refugiados.

ACNUR EM SÃO PAULO

O Escritório de Campo do ACNUR em São Paulo, que funciona na sede da Secretaria da Justiça e Cidadania, atua desde 2013 como principal interface de autoridades estaduais e municipais do Sul e Sudeste do Brasil.

Atua nas chegadas de refugiados e solicitantes de refúgio pelos principais aeroportos internacionais (GRU e GIG) e no apoio às chegadas espontâneas em sua área de cobertura. Articula todas as ações da Operação nos Estados do Sul e Sudeste do Brasil, coordenando diretamente as atividades de 11 organizações parceiras que desenvolvem atividades com recursos do ACNUR, além de apoiar mais de 50 parceiros operacionais, 30 casas de acolhida participantes da estratégia de interiorização, e 27 universidades conveniadas no marco da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.

Participaram da reunião a chefe do escritório da ACNUR em São Paulo, Maria Beatriz Nogueira, e a chefe de gabinete da Secretaria da Justiça, Lucimara Nunes de Paula.