Secretário da Justiça se reúne com especialista independente das Nações Unidas para os direitos das pessoas com albinismo

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, recebeu nesta quarta-feira, 6, a especialista independente das Nações Unidas para os direitos humanos das pessoas com albinismo, Ikponwosa Ero, que veio se informar sobre as políticas públicas voltadas para pessoas com albinismo no Estado.

Presentes ao encontro Alice Ochsenbein, do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a oficial da chancelaria do Itamaraty Patrícia Almeida e o chefe de gabinete da Secretaria da Justiça, Fábio Makoto Tagliaferro Yokoyama.

Ikponwosa Ero, de nacionalidade nigeriana, foi designada em junho de 2015 como a primeira especialista independente das Nações Unidas para os direitos humanos das pessoas com albinismo. Inspirada por sua experiência como pessoa com albinismo, há mais de uma década, participa ativamente de pesquisas, desenvolvimento de políticas e defesa dos direitos das pessoas com albinismo. Ela também é autora de inúmeros artigos sobre o tema, que abordam a categorização das pessoas com albinismo no sistema internacional de direitos humanos. Esta é sua primeira visita ao país, além de São Paulo participará de reuniões em Brasília (DF), Maceió (AL) e Salvador (BA).

Durante o encontro, a especialista falou sobre o estigma e a discriminação enfrentados pelos albinos em todo o mundo, contudo acrescentou que se comparado a outros países no Brasil a discriminação é menor.

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, colocou a Pasta à disposição para desenvolver políticas públicas exclusivas para pessoas com albinismo, e discorreu sobre a possibilidade de criação de uma campanha para orientar a população.  Comprometeu-se também a agendar reuniões com outros secretários de Estado para debater a temática.

Uma equipe de filmagem acompanhou as representantes das Nações Unidas ao encontro na Secretaria da Justiça. Eles trabalham na edição de um documentário sobre o albinismo, a ser finalizado em aproximadamente três anos.

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP