Secretário da Justiça e Cidadania lidera a mudança no Palácio dos Campos Elíseos
Em processo de ocupação desde a semana passada, o Palácio dos Campos Elíseos passou a abrigar a pasta mais antiga do Governo do Estado de São Paulo
Com participação direta em todo o processo de mudança, em sintonia com o projeto do Governo do Estado para a requalificação do centro histórico paulistano, o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, está participando da acomodação das equipes da Pasta na nova sede, o Palácio Campo Elíseos, localizado na Avenida Rio Branco, 1.269, no Centro de São Paulo.
As várias equipes administrativas da Secretaria estão empenhadas na organização do novo ambiente de trabalho.
O Governo do Estado de São Paulo mudou a sede da Secretaria da Justiça e Cidadania para o Palácio Campos Elíseos, um dos marcos históricos da cidade.
Essa iniciativa faz parte do projeto de revitalização e otimização do uso de prédios públicos, visando preservar o patrimônio histórico e oferecer uma infraestrutura mais adequada para o atendimento à população.
“Ao iniciarmos o retorno da sede do Governo de São Paulo para o centro, não estamos apenas revitalizando prédios. Estamos renovando a esperança das pessoas, criando novas oportunidades e resgatando o valor histórico e social desta região da cidade”, disse Fábio Prieto.
A mudança da Secretaria da Justiça e Cidadania para o Palácio Campos Elíseos representa um passo significativo no esforço do Governo de São Paulo para revitalizar o centro histórico da cidade. A iniciativa não apenas traz benefícios administrativos, mas também sociais e culturais.
SJC continua prestando serviços à população
Durante este período de mudança, a Secretaria da Justiça e Cidadania não interrompeu as suas atividades. A parte administrativa e várias outras áreas seguem em pleno funcionamento e estão atendendo no Pátio do Colégio, 184.
A Secretaria da Justiça e Cidadania, internamente, definiu cronograma de funcionamento. Entre as medidas adotadas, destaca-se a implementação do regime de trabalho remoto para os servidores que, nesta semana, ainda não puderem executar suas atividades ou cumprir sua jornada de trabalho no novo local de trabalho.
“Para garantir a continuidade dos serviços, a SJC reforça seu compromisso com a população, assegurando que todas as demandas estão sendo devidamente atendidas, tanto de forma presencial, quanto remota, conforme o cronograma de trabalho já estabelecido”, destacou Fábio Prieto.
Projeto Centro Administrativo Campos Elíseos
O projeto do Centro Administrativo dos Campos Elíseos foi qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). O objetivo é realizar uma concessão administrativa para execução de obras e prestação de serviços de manutenção predial do polo administrativo na região central de São Paulo, no bairro Campos Elíseos. Para isso, será feita uma parceria público-privada (PPP) para a construção, reforma, adequações e manutenção nas edificações do Palácio dos Campos Elíseos e seu entorno, bem como a gestão da infraestrutura, operação e manutenção das unidades pela iniciativa privada.
O empreendimento vai abrigar a Administração Estadual, com objetivo de reduzir os custos administrativos a partir da aproximação territorial dos órgãos e a liberação de repartições desocupadas para projetos habitacionais de interesse social. Também está prevista a requalificação e revitalização da região central da capital.
O projeto também visa a redução das despesas com aluguéis e manutenção predial, mediante a aquisição de terrenos e construção de edifícios próprios para abrigar unidades administrativas do Governo. Contribuirá para revitalização da região central e para liberação de repartições desocupadas para projetos habitacionais de interesse social.
Concurso Nacional de Arquitetura
O Governo de São Paulo, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo (IABsp), lançou em 27 de março um concurso para selecionar a melhor proposta arquitetônica para a implantação do Centro Administrativo dos Campos Elíseos. Esse concurso teve como objetivo garantir que o novo polo administrativo harmonize modernidade com o respeito ao patrimônio histórico, oferecendo um espaço funcional e de grande relevância para a revitalização urbana do centro de São Paulo.
No dia 6 de agosto, a escolha do vencedor foi anunciada pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, regional de São Paulo (IAB-SP). A entidade foi anunciada em março pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para coordenar o concurso. O resultado, porém, ainda é preliminar. Atualmente, a administração estadual está espalhada por cerca de 60 prédios na capital.