Secretaria da Justiça realiza evento “São Paulo: pela eliminação da violência” nesta quinta-feira (25)

 

Em alusão ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro, a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Mulher, realiza nesta quinta-feira (25), às 10h, o evento “São Paulo: pela eliminação da violência” no auditório da Secretaria da Pessoa com Deficiência, localizado na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564.

O evento tem como objetivo debater medidas de enfrentamento a violência contra a mulher no Estado de São Paulo.

Durante a cerimônia, ocorrerá o Lançamento da Cartilha “Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, idealizada e produzida pela Coordenação de Políticas da Mulher.  No encerramento do evento, a Cartilha será distribuída aos participantes.

O encontro contará com a participação do secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, da prima dama do Estado e presidente do Conselho do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria, da coordenadora da Delegacias de Defesa da Mulher Jamila Jorge Ferrari, da secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, da secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, e das deputada estadual Marina Helou.

Na ocasião,  será exibido um vídeo institucional referente às ações do Governo do Estado de São Paulo para as mulheres

Além disso, haverá depoimentos da assistente social, atriz, cantora e mulher trans, Renata Peron, e da pedagoga e enfermeira, Maria Augusta R. Luís Antônio.

Para participar do evento basta fazer a inscrição no link: https://forms.office.com/r/DfnrjZDbzd

Cartilha Enfrentamento à Violência contra a Mulher

Idealizada e criada pela Coordenação de Políticas para a Mulher, a publicação é um guia orientador que contém definições dos diferentes tipos de violência e como elas são praticados, bem como legislações protetivas, e direitos. Além disso, estão elencados diversos locais de orientações, e de equipamentos públicos de atendimentos gratuitos.

Sobre o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres
O Dia Internacional para a não-Violência Contra as Mulheres é comemorado anualmente em 25 de novembro, tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os casos de violência e maus tratos contra as mulheres. A violência física, psicológica e o assédio sexual são alguns exemplos desses maus tratos.
A Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1999, reconhece o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
O 25 de novembro foi escolhido em homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. As irmãs dominicanas eram conhecidas por “Las Mariposas” e lutavam por melhores condições de vida na República Dominicana.

Coordenação de Políticas para a Mulher

A Coordenação de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo tem por finalidade fomentar a implementação de políticas públicas que visem à equidade de gênero, a eliminação de qualquer forma de discriminação e de violência contra a mulher, assegurando-lhe a plenitude de seus direitos, sua participação e integração no desenvolvimento econômico, social, político e cultural.
Assim, a Coordenação de Políticas para a Mulher trabalha para garantir que as diferentes esferas de Poder articulem e coordenem suas ações e políticas, fortalecendo e dignificando a cidadania das mulheres, realçando a importância de se respeitar o gênero, a etnia, a orientação sexual e religiosa, reforçando os laços entre os cidadãos e o Governo para a construção de uma sociedade mais justa, mais solidária, mais fraterna e mais humana.

Principais ações em 2021

Comitê Intersecretarial de Defesa da Mulher; Adesão à Campanha Sinal Vermelho; Plataforma SOS Mulher; Projeto Justiceiras; Casa da Mulher.

Governo do Estado de SP