Secretaria da Justiça promoverá palestras em alusão ao Outubro Rosa nesta terça-feira. Participe!

O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, participará nesta terça-feira (19), às 15h, da abertura da Cerimônia “Outubro em Rosas”, promovida em Alusão ao Dia Internacional ao Câncer de Mama, celebrado em 19 de outubro, no auditório Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, localizado na sede da Pasta, no Patio do Colégio, 184, no Centro da capital.

 O evento faz parte das ações desenvolvidas pela Pasta durante o “Outubro Rosa” e tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

O Fórum Inter Religioso por uma Cultura de Paz participará da ação com um grupo de mulheres do município de Araras que desenvolvem o Projeto “Almofada do Coração”.

Haverá a entrega de aproximadamente 150 almofadas para os hospitais Santa Marcelina e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, doados pelo Conselho de Políticas para a Mulher do município de Araras. O projeto foi criado para ajudar pacientes vítimas de câncer de mama e desenhado para facilitar o descanso do braço após o processo cirúrgico, reduzindo o inchaço pós-operatório.

 

Na ocasião, o secretário da Justiça e Cidadania doará seu salário para o Hospital do Câncer do Estado de São Paulo e para o Hospital Santa Marcelina pelos serviços prestados à população.

A iniciativa “Outubro em Rosas” contará com palestras sobre a “Saúde Integral da Mulher”, por Luciana Cury – médica ginecologista e perita do Imesc. A palestrante é formada pela Faculdade de Medicina da USP.  Possui residência em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Também é perita do IMESC e coordenadora da Comissão de Cadastramento, Fiscalização e Avaliação de Laudos do IMESC.

Haverá também a palestra Conscientizando os Cuidados da Saúde da Mulher – Prevenção e Tratamento do Câncer de Mama,  por Silvia Graziani – médica oncologista e perita do Imesc. A palestrante é Mestre e Doutora pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Ainda Coordenadora Médica do Serviço de Oncologia Clínica do Instituto do Câncer Dr. Vieira de Carvalho – ICAVC e Diretora Técnica de Serviço de Saúde – Centro de Perícias Médicas do IMESC

 

 

A Doença

 

O câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.

Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Governo do Estado de SP