Secretaria da Justiça promove ação em alusão ao Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama

Em alusão ao Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, a Secretaria da Justiça e Cidadania promoveu na tarde desta terça-feira (19), a ação “Outubro em Rosas” com palestras visando a reforçar a necessidade da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, no auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro, localizado na sede da Pasta, no Centro da capital.

“Em 2019, o Brasil perdeu aproximadamente 18.000 mulheres em razão do câncer de mama. Em 2020, mais de 2 milhões de mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama no mundo”, citou o secretário da Justiça e Cidadania.

“Segundo pesquisa recente, 40% das mulheres com mais de 40 anos que precisariam fazer os exames preventivos não o fizeram. Esse é um ponto de alerta para disseminarmos informações sobre a importância dos exames médicos”, salientou.

“O mais eficiente combate ao câncer de mama é o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo se descobre, mais chances de cura”, enfatizou Fernando José da Costa, ao lembrar que o Governador João Doria tem como prioridade do seu governo lutar pela igualdade com prioridade garantida a mulher.

O secretário Fernando José da Costa aproveitou a ocasião para homenagear, com a doação do seu salário do mês de outubro, o Hospital Santa Marcelina e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo pelos serviços prestados à população.

“Como é bom estar aqui, entre pessoas que pensam em servir, doar-se para melhorar a vida das pessoas. Juntos podemos construir uma saúde melhor com acesso a toda a população”, agradeceu a diretora presidente da Rede de Saúde e Cultural Santa Marcelina, Rosane Ghedin.

“A grande maioria dos casos de câncer de mama são tratáveis, mas, infelizmente, perdemos 1/6 das pacientes ao longo de cada dez anos. Cada vez mais temos novos tratamentos e abordagens disponíveis, mas é muito importante que a sociedade se mobilize e tenha consciência da necessidade do diagnóstico precoce”, frisou o representante da diretoria executiva do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Gustavo Albuquerque.

De acordo com a coordenadora de Políticas para a Mulher da SJC, Edna Martins, faz-se necessário salientar a relevância do tema para milhares de mulheres. “É fundamental a divulgação de dados para a sensibilização das mulheres sobre a importância da prevenção. É comprovado que a prevenção salva vidas. Esse é o objetivo do evento: salvar vidas”, afirmou.

O Fórum Inter Religioso participou do encontro com um grupo de mulheres do município de Araras que desenvolvem o Projeto “Almofada do Coração” e que doaram aproximadamente 150 almofadas para os hospitais homenageados. O projeto foi criado para ajudar pacientes vítimas de câncer de mama e desenhado para facilitar o descanso do braço após o processo cirúrgico, reduzindo o inchaço pós-operatório.

“Nosso trabalho é voluntário, realizado por mulheres aposentadas que se dedicam a oferecer os corações. Doamos um pouco do nosso tempo, mas ganhamos muito por poder oferecer”, disse a coordenadora do Conselho de Políticas para a Mulher do município de Araras, professora Perola Quintiliano.

A iniciativa “Outubro em Rosas” contou com palestras sobre a “Saúde Integral da Mulher”, ministrada por Luciana Cury, médica ginecologista e perita do Imesc, autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, da qual Fernando José da Costa também é superintendente.

Para finalizar, a palestra Conscientizando os Cuidados da Saúde da Mulher – Prevenção e Tratamento do Câncer de Mama, proferida por Silvia Graziani, médica oncologista e perita do Imesc.

Governo do Estado de SP