Secretaria da Justiça prestigia lançamento de plano para ampliar serviços de atendimento ao autismo no Estado

Evento de lançamento do plano estadual no Palácio dos Bandeirantes (Divulgação/SJC).

O Governo de São Paulo lançou nesta quinta-feira (6) um Plano Estadual Integrado que irá alinhar, articular e ampliar os serviços de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o Estado. O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, prestigiou o evento de lançamento no Palácio dos Bandeirantes.

As ações serão desenvolvidas a partir do trabalho de um Comitê Gestor composto por representantes das Secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência; de Saúde; de Educação e de Desenvolvimento Social. A ideia é que as pastas atuem conjuntamente, em suas respectivas áreas, para efetivar políticas públicas e implementar cuidados a pessoas com TEA. A estimativa é que cerca de 460 mil pessoas sejam atendidas pela iniciativa.

Governador Tarcísio de Freitas assina decreto do plano estadual (Divulgação/SJC).

Uma das ações do Plano Estadual Integrado , que será coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, envolve a expedição, sem custos em todo o Estado, da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), conhecido como ‘RG do autista’. O documento vai facilitar a identificação da pessoa com TEA e seus responsáveis propiciando mais rapidez no atendimento aos serviços públicos de saúde, educação e assistência social. Para obter a identificação especial, o interessado deve acessar o portal Ciptea (https://ciptea.sp.gov.br).

“É um marco da inclusão. Sentimos que estamos no caminho certo. É um primeiro passo, temos muito a caminhar. Queremos construir políticas públicas que sejam efetivas e que São Paulo seja referência na questão do transtorno do espectro autista”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

No evento desta quinta-feira foram expedidas as duas primeiras Cipteas de São Paulo. A primeira beneficiada foi a jovem Elisa Manuela Melo, de 4 anos. O segundo foi Peterson Felipe da Costa, que é autista e funcionário do Poupatempo de Cidade Tiradentes – ele, inclusive, confeccionou os dois documentos.

Secretários estaduais, governador, primeira-dama e prefeito da capital reunidos no lançamento do plano estadual (Divulgação/SJC)