Secretaria da Justiça participa de lançamento do Fórum Inter-religioso de Piracicaba

A Secretaria da Justiça e Cidadania participou nesta terça-feira (13) do lançamento o Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença de Piracicaba. A cerimônia ocorreu na Câmara Municipal.

O Fórum foi instituído após a publicação do Decreto Legislativo 20/2020 de 12 de agosto. O colegiado reúne representantes de diferentes de denominações para estimular o respeito e o diálogo ecumênico no Município.

O Reverendo da Igreja Metodista em Piracicaba, Osvaldo Elias, foi designado coordenador do Fórum, que terá como missão desenvolver programas que promovam ações de combate à intolerância religiosa, disseminar a cultura de paz, incentivar o diálogo entre igrejas, templos, comunidades religiosas, organizações e instituições públicas e privadas, com o objetivo de sensibilizar lideranças religiosas sobre a importância da promoção do bem comum.

Também compete ao Fórum incentivar a interlocução com organizações da sociedade civil e governamentais que atuem em questões de Direitos Humanos e assuntos congêneres para estimular a cooperação mútua em prol da promoção e garantia da liberdade religiosa e de expressão.

É um dia histórico para Piracicaba. O secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa,  deseja êxito e sucesso. E desde já queremos trabalhar para que este colegiado tenha assento no fórum estadual”, avaliou Vânia Soares, secretária-geral e presidente do Comitê Gestor do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença da Secretaria da Justiça.

Participaram do lançamento representantes do Fórum Inter-religioso da SJC dos segmentos da Umbanda, do Candomblé, da Igreja Metodista e do Espiritismo, representantes do Instituto Confraria e do Conepir (Conselho Municipal da Comunidade Negra de Piracicaba).