Secretaria da Justiça participa da Noite Cultural em Comemoração aos 20 anos da Procissão de Iemanjá de Santos

Em 14 de janeiro, ocorreu a Noite Cultural em Comemoração aos 20 anos da Procissão de Iemanjá de Santos. A festividade foi realizada no Teatro Municipal Brás Cubas, em Santos. Estiveram presentes lideranças religiosas de matriz africana do Estado, a coordenadora do Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença da Secretaria da Justiça e Cidadania, Vânia Soares, e o representante do culto a Ifá Akoda Akynyalé Elias.

O evento contou com apresentações artísticas e culturais, lançamento do selo dos Correios em Comemoração aos 20 Anos da Procissão de Iemanjá de Santos, premiação do Troféu Odoyá, posse dos embaixadores e embaixadoras da Procissão de Iemanjá 2020 e desfile de moda. Os líderes religiosos que apoiaram a realização do evento nos últimos 20 anos também foram homenageados.

Fórum Inter-Religioso e legislação

Em 2019, a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, lançou a campanha permanente Respeitar o Próximo é Cultivar a Paz para alertar a população sobre a intolerância religiosa.  O Fórum reúne  mais de 100 pessoas, incluindo representantes de 23 segmentos religiosos, do poder público, de instituições e de organizações não governamentais que atuam na defesa do direito à liberdade religiosa.

O Fórum Inter-Religioso já foi instituído nos municípios de Limeira e do Guarujá. As discussões estão avançadas nas Câmaras Municipais para implantação do Fórum em Sorocaba e Piracicaba.  Também está em estudo sua criação em oito municípios: Araras, Caieiras, Pindamonhangaba, Cruzeiro, Francisco Morato, Campinas, Guarulhos e Paulínia.

Em setembro de 2019, foi sancionada a Lei nº 17.157, que dispõe sobre as penalidades administrativas a serem aplicadas pela prática de atos de discriminação por motivo religioso. O projeto de lei foi proposto pela deputada estadual Leci Brandão.

Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br