Secretaria da Justiça e Cidadania realiza mutirão gratuito de DNA em Santos

63 famílias fizeram exame de DNA, o que equivale a quase 200 pessoas periciadas

O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, o secretário-executivo da pasta, Raul Christiano, e o Superintendente do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (IMESC), Ismar Marcílio de Freitas Jr., acompanharam o início das coletas do mutirão gratuito de DNA, no Fórum de Santos, na Rua Marrey Júnior, s/nº, região central de Santos. 

Autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, o IMESC coletou material para investigação de paternidade – exame de DNA de 63 famílias, o que equivale a quase 200 pessoas que serão periciadas. A iniciativa se repete no dia 6 de março, também às 9h30, 

O mutirão serve para contribuir para a prestação jurisdicional mais célere, cumprindo o requisito da perícia para que os processos tramitem e fiquem mais próximos da esperada decisão judicial que promete informar o direito de cada parte envolvida no processo.

“Antes, os exames para determinar a paternidade precisavam de provas indiretas  e de testemunhas. Um processo custoso e lento. Hoje, com esse teste de DNA aplicado pelo IMESC,  muito rapidamente o Juiz pode afirmar a paternidade. Trata-se de um teste gratuito, eficiente, um serviço de grande utilidade pública”, explicou Fábio Prieto. 

De acordo com o secretário, o Instituto fará mais mutirões em Santos. “O IMESC é uma das quatro instituições vinculadas à SJC. Além do teste de paternidade, também realiza exames para laudo criminológico. Faremos, em Santos, mais alguns mutirões, tanto de DNA como de perícias criminais”, informou o secretário.

Governo do Estado de SP