Secretaria da Justiça e Cidadania entrega obra de restauração de edifícios históricos projetados por Ramos de Azevedo
O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, realizou nesta quinta-feira (19) a entrega oficial da obra de restauração dos edifícios históricos projetados pelo renomado arquiteto Ramos de Azevedo. Os prédios, localizados na Praça Pateo do Collegio, abrigam a sede da Secretaria da Justiça e Cidadania desde 1892 e são marcos importantes na história da arquitetura e do urbanismo da cidade de São Paulo e do país.
Fábio Prieto, ao lado de autoridades e servidores da Secretaria da Justiça e Cidadania, destacou a importância de manter viva a memória histórica da cidade. “É um grande privilégio para nós entregarmos a São Paulo e a toda a sociedade um espaço restaurado que simboliza o compromisso com a história e o futuro”, afirmou o secretário.
O secretário da Justiça Fábio Prieto homenageou o Secretário de Projetos Especiais Afif Domingos, responsável pela direção do Novo Centro Administrativo do Governo de São Paulo: “A entrega desta obra de restauro histórico é parte da transformação do novo Centro de São Paulo. Daqui, vamos mudar a Secretaria para o Palácio dos Campos Elíseos. Sonhar o sonho do Afif de fazer renascer o Centro “.
O Secretário Fábio Prieto também homenageou o professor Fernando José da Costa, responsável pelo início e acompanhamento de parte das obra de restauro: “O professor Fernando da Costa merece todas as homenagens, porque foi ele, meu antecessor na Secretaria, que teve a sensibilidade e a iniciativa para viabilizar este trabalho magnífico”.
Os dois palacetes históricos, localizados no centro da cidade de São Paulo, foram projetados por Ramos de Azevedo entre 1880 e 1890. A restauração dos prédios históricos também faz parte de um esforço mais amplo de revitalização do centro histórico de São Paulo, reforçando a importância do Pateo do Collegio como local de memória coletiva, além de ponto turístico e cultural de grande relevância.
Espaços restaurados:
Participaram da cerimônia de entrega o desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, procurador Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, Procurador-Geral de Justiça de São Paulo, Luciana Jordão, Defensora Pública Geral, Inês Coimbra, Procuradora-Geral do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, secretário de Projetos Estratégicos, Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais, Marcos da Costa, secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), Marilia Marton, secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativa, Coronel Helena Reis, secretária de Esportes, Raul Christiano, secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, secretário Municipal da Justiça de São Paulo, Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo, Marcos Guerson, superintendente do Ipem, Claudia Carletto, presidente da Fundação CASA, Luiz Orsatti Filho, diretor-executivo do Procon, além de outros convidados.