Secretaria da Justiça e Cidadania e Consulado Geral do Canadá realizam importante workshop sobre justiça restaurativa

Nesta segunda-feira (28), foi realizado um workshop no auditório do IMESC (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo) sobre Justiça Restaurativa com o especialista no tema, Aaron Lyons.

O evento se deu através de uma parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) com o Consulado do Canadá para as equipes do CRAVI (Centro de Referência e Apoio à Vítima). As equipes do CRAVI são referência para ações e políticas públicas para superação de ciclos de violência.

A abertura se deu com falas importantes do secretário executivo da Justiça e Cidadania, Luiz Orsatti Filho, da Cônsul e Chefe da área Política e Diplomacia Pública no Consulado Geral do Canadá em São Paulo, Pascale Thivierge e da Coordenadora do CRAVI, Luane Natalle. O evento também contou com a presença de Dina E. Thrascher, agente de assuntos políticos e diplomacia do Consulado Geral do Canadá, além de assistentes sociais e psicólogos do CRAVI e de outros serviços municipais e estaduais.

“O CRAVI é referência para o estado de São Paulo, e por isso é tão importante um workshop para a divulgação e consolidação da justiça restaurativa, ainda mais agora, que os serviços estão em expansão, com 11 equipamentos e mais de 50 mil atendimentos desde o seu nascedouro”, destaca Orsatti.

Inicialmente, Lyons se apresentou e pediu para que os convidados se apresentassem e falassem da expectativa com o workshop. A primeira parte focou nos conceitos e metodologias e a posteriormente contou com uma atividade prática sobre elaboração e execução de projetos de justiça restaurativa.

Aaron Lyons está no Brasil para o lançamento do guia de referência: “Servindo as Vítimas do Crime Através da Justiça Restaurativa: Um Guia de Recursos para Líderes e Profissionais”, que será lançado no final do mês no Paraná. O guia traduzido será disponibilizado a todos os funcionários do CRAVI.

 

O que é Justiça Restaurativa?

Justiça Restaurativa é uma técnica de solução de conflito e violência que se orienta pela criatividade e sensibilidade a partir da escuta dos ofensores e das vítimas. Além de tudo, é um processo colaborativo em que as partes, agressor e vítima, afetadas diretamente por um crime, determinam a melhor forma de reparar o dano causado.

 

CRAVI

O Centro de Referência e Apoio à Vítima é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, criado em julho de 1998 pelo Governo do Estado de São Paulo.

Seu objetivo é ser referência para ações e políticas públicas para superar os ciclos de violência e promover reconhecimento, cidadania e acesso aos direitos de vítimas de crimes violentos.

Desde a sua criação, o CRAVI já realizou mais de 53,2 mil atendimentos. Em 2022, as unidades contabilizaram 887 atendimentos.

Governo do Estado de SP