Secretaria da Justiça celebra Outubro Rosa com revoada de balões

 

 

O mês de outubro é marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama

O Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF), da Secretaria da Justiça e Cidadania, em parceria com o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, da Associação Comercial de São Paulo, promoverá a tradicional revoada com cerca de 2.000 balões cor-de-rosa, nesta quarta-feira (20), a partir das 12h, no Pátio do Colégio.
A ação chama a atenção da sociedade sobre a importância do autoexame para prevenção da doença. Em 2021, a atividade completa seis anos. Devido à pandemia da Covid-19, em 2020, o CECF não realizou a soltura dos balões.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Diversos são os fatores que estão relacionados à doença, como envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, história familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, etc.

As celebrações do Outubro Rosa terão início a partir das 9h30 com duas palestras: “Prevenção e cuidado sobre câncer de mama”, e “A autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”, que serão ministradas, respectivamente, pela presidente da União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama, (UNACCAM), Dra. Clarisia Mony Ramos, e pela jornalista e idealizadora do Projeto De Peito Aberto, Vera Golik.

A cerimônia de abertura e as palestras ocorrerão no Auditório Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, localizado no Pátio do Colégio, 184- sede da Pasta.
Fachadas

Os dois prédios que compõe o conjunto arquitetônico da Secretaria da Justiça ficarão iluminados com a cor rosa durante todo o mês de outubro.

A estrutura da Secretaria da Justiça e Cidadania conta com órgãos que oferecem suporte para atendimento médico, jurídico, psicológico e de assistência social à mulher para promoção da saúde, preservação de direitos e proteção à vida. As atividades são desenvolvidas por meio dos Centros de Integração da Cidadania (CICs) e do Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI).

Conselho Estadual da Condição Feminina

O movimento de mulheres no Brasil teve início na década de 70 com o processo de democratização no país. Na década de 80 surgiram entidades feministas e de movimentos de mulheres. Nesse contexto e processo, ganha força a proposta de criação de um órgão institucional composto por mulheres com a missão de elaborar políticas públicas destinadas a eliminar a discriminação sofrida pelo segmento feminino da população: o Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo.

Entre as atribuições do Conselho estão formular diretrizes e promover atividades que visam à defesa dos direitos da mulher, à eliminação das discriminações que as atingem, bem como a plena integração na vida socioeconômico e político-cultural; assessorar o Poder Executivo, emitindo pareceres e acompanhando a elaboração de programas de Governo nos âmbitos federal, estadual e municipal em questões relativas a mulher, tendo como objetivo defender seus direitos e interesses; desenvolver estudos, debates e pesquisas sobre a problemática da mulher, de acordo com o Decreto nº 20.892, de 4 de abril de 1983, regido pela Lei nº 5.447, de 19 de dezembro de 1986, ambos do Estado de São Paulo.

O Conselho é deliberativo e se renova a cada 4 anos, podendo haver recondução, tanto da Conselheiras da sociedade civil e das governamentais. É composto por 32 membros, sendo: por 21 mulheres da sociedade civil, 9 de Secretarias de Estado, uma do Fundo Social de São Paulo, e uma da Defensoria Pública.

 

Governo do Estado de SP