Saúde do Adolescente e do Jovem durante pandemia foi tema do I Congresso Internacional virtual
A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Mulher, em parceria com as Secretarias de Estado da Saúde, por meio do Programa Saúde do Adolescente, e da Educação, realizaram nos dias 01, 02, e 03 de julho, das 10h às 13h, o I Congresso Online Internacional e Intersetorial da Saúde do Adolescente e do Jovem.
O evento virtual teve como objetivo ampliar as ações intersetoriais realizadas pelas Secretarias do governo, e apresentar os trabalhos durante a pandemia.
O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, participou da abertura e do encerramento do encontro. Durante a transmissão parabenizou todos os envolvidos pela iniciativa, em especial os profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate à Covid-19, e lembrou que a Pasta, em parceria com as secretarias da Saúde, e da Educação lançou no mês de fevereiro a campanha Gravidez na Adolescência a Vida Toda”, com o objetivo de conscientizar os adolescentes sobre os encargos, dificuldades e consequências envolvidas na gravidez na adolescência,
“Esse congresso trouxe contribuições importantes que utilizaremos aqui na SJC e na Fundação Casa, e precisamos articular com a sociedade civil ações integradas para os adolescentes e jovens após esse período de pandemia”, disse Paulo Dimas.
O encontro contou com a participação de palestrantes internacionais da Organização Pan-Americana da Saúde, da Faculdade de Coimbra, e de membros da Sociedade de Ginecologia da Infância e Adolescência, e Sociedade Pediátrica de São Paulo, entre eles, médicos, psicólogos, naturólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e nutricionistas.
A coordenadora de Políticas para a Mulher e do Programa Saúde do Adolescente profª. Drª. Albertina Duarte Takiuti coordenou os trabalhos.
No três dias de seminário foram abordados os temas: Alienação Parental, Sexualidade na Adolescência, Distúrbios Alimentares, Vacinação, Linha de Cuidados com Adolescentes, Sexualidade de Adolescentes com deficiência, entre outros.
Confira abaixo os vídeos do evento.