Representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social e da Justiça apresentam Programa Prospera para comunidades remanescentes de quilombos

previous arrow
next arrow
Slider

Em 14 de janeiro, representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social e da  Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI) e da Fundação Itesp, visitaram as comunidades remanescentes de quilombos Ivaporunduva e São Pedro, em Eldorado, para apresentar o Programa Prospera da Secretaria de Desenvolvimento Social. A ação integra o programa do Governo do Estado Vale do Futuro que visa à geração de emprego e renda no Vale do Ribeira.

O Programa Prospera apoia jovens estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Por meio da iniciativa, um tutor acompanha os alunos para desenvolverem suas capacidades profissionais, competências técnicas e habilidades socioemocionais, contribuindo para construir um projeto de vida. O projeto conta também com a transferência de recursos financeiros para poupança.

Presentes às visitas a coordenadora da CPPNI, Regina Laura de Morais Marinho, o voluntário William Marinho, a assessora especial para Quilombos da Fundação Itesp, Andrea João, o servidor do Grupo Técnico de Campo (GTC) do Itesp em Eldorado Marcos Roberto Viotti e os assessores Danilo Erly e Rafael Lisboa da Secretaria de Desenvolvimento Social. 

O Itesp presta assistência técnica para 1.445 famílias que vivem em 36 comunidades remanescentes de quilombos reconhecidas, a maior parte no Vale do Ribeira. Seis delas foram tituladas pelo governo paulista em terras públicas estaduais.

Programa Cultivando Negócios – Vale do Futuro

Em dezembro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e a Fundação Itesp, dentro das ações do Programa Vale do Futuro lançou o Programa Cultivando Negócios, em Registro. Trata-se de uma plataforma digital que vai facilitar, mediar e aproximar os pequenos produtores rurais e compradores fortalecendo a produção e a geração de emprego, renda e desenvolvimento no campo. O slogan do programa é: Plantou, Colheu, Vendeu.

O Programa Vale do Futuro tem também o Circuito Quilombola Paulista para estimular o turismo agroecológico e cultural em comunidades remanescentes de quilombos do Vale do Ribeira, Litoral Norte e Sudoeste do Estado. Dezessete comunidades remanescentes de quilombos estão inseridas no programa. Mais de 750 famílias são beneficiadas.

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

 

Governo do Estado de SP