Pessoas com deficiência passam por atendimento pericial em Campinas

Mais um mutirão foi realizado com sucesso pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, na cidade de Campinas, na última quinta-feira (4/11). Foram cerca de 80 pessoas periciadas pelos técnicos do Imesc, dentro do Programa de Empregabilidade Inclusiva, do Governo do Estado.

O laudo emitido pelo Imesc atesta o grau de deficiência com avaliação clínica e funcional para ingressar no mercado de trabalho. É o caso de Cristian Gonçalves de Oliveira, jovem de 19 anos, que saiu esperançoso do mutirão e espera conseguir o seu primeiro emprego logo.

Cristian sofre de TDI (Transtorno do Desenvolvimento Intelectual), uma deficiência que apresenta dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas entre outros comportamentos. “Eu ainda não tenho uma profissão definida que eu quero seguir, o que aparecer eu vou pegar. Esse laudo vai me ajudar bastante e os donos das firmas vão entender melhor a minha deficiência. Já fiz entrevista num mercado próximo de casa e estou aguardando uma resposta”, disse o jovem que tem sonho de aprender a dominar o violino e diz que possui habilidade significativa para tocar o instrumento. “Eu já arrisquei os primeiros acordes na igreja que frequento, mas o professor não tem capacidade para me ensinar, ele não sabe tocar o instrumento”, disse.

O laudo médico é produzido às pessoas com deficiência que se inscrevem e são atendidas pelos PEIs, programa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência que tem o objetivo de ampliar o olhar das empresas no âmbito de inclusão e integração da pessoa com deficiência.

Para Marcos Antônio Viscola, 51 anos, o laudo emitido ficará guardado para uma eventual emergência. Há 10 anos ele trabalha como operador de produção e essa foi a primeira vez que conseguiu um documento tão detalhado sobre a sua deficiência. “Eu sofro de encurtamento da perna direita, devido a um acidente que tive em 1997, de moto. Tive que inserir uma prótese no fêmur. A gente nunca sabe o dia de amanhã né? E, se eu precisar de um laudo oficial, já estarei preparado”, disse.

A ação tem como foco a produção de 300 laudos por mês, que serão utilizados tanto nos mapeamentos das habilidades e perfis profissionais quanto na metodologia do emprego apoiado, gerando oportunidades e qualificação ao segmento.

O atendimento é para perícias nas modalidades de clínica geral, neurologia, ortopedia e traumatologia. Os indicados também serão submetidos às perícias de psiquiatria, além de especialidades de abrangência não médica como assistência social, psicologia e fonoaudiologia.

Todo o processo pericial do Imesc segue a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e também a Classificação Estatística Internacional de Doenças e de Problemas relacionados à Saúde (CID), ambas da Organização Mundial de Saúde (OMS), exigidas pelo programa Meu Emprego Inclusivo do Estado.

A iniciativa faz parte do programa estadual Meu Emprego Inclusivo e também conta a participação do Centro Paula Souza e Sebrae SP. Mais informações: https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ .

Governo do Estado de SP