Os 39 anos do Conselho estadual da Comunidade Negra e a posse de Robson Ferreira levam alegria à ALESP!

Nessa última sexta-feira, 26/5/2023, tarde e noite pertenceram à Comunidade Negra, na Casa do Povo Paulista

Em um auditório lotado, o Povo Negro comemorou suas lutas e conquistas em meio a apresentações do Ministério Público, jovens estudantes atentos e convidados de todo o Interior e Litoral de São Paulo.

A solenidade de abertura emocionou os presentes, pois que uma mesa composta pelo Secretário de estado da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto; pelo Secretário-executivo da SJC, Raul Christiano; pela Procuradora Geral do Estado, Inês Coimbra; pelo Presidente do CPDCN, Gil Marcos – além de importantes lideranças negras tradicionais-  entoou, emocionada, os Hinos do Brasil e da Negritude, em alto e bom som!

Na presença de deputados da Casa, como Campos Machado, Reis e Fiorilo, e da Secretária municipal de Justiça, Eunice Prudente, Gil Marcos iniciou os trabalhos com um breve histórico da trajetória da Comunidade Negra em São Paulo, lembrando que o Estado foi precursor e é referência em leis que hoje servem de inspiração ao Brasil, na luta pela igualdade racial e no combate ao racismo estrutural.

“Pelo diálogo, pelo bem-estar e pelo bem-viver do Povo Negro, por mais políticas públicas estaduais e municipais de erradicação do racismo em São Paulo e no Brasil”, foram, resumidamente, as palavras de ordem proferidas pelos participantes.

O chefe de gabinete da deputada e sambista Leci Brandão, Roberto Almeida, que a representou na cerimônia, levantou algo especial: “estamos aqui falando de reis e rainhas que hoje estão conosco e nos inspiram a continuar lutando pela qualidade do diálogo, que deve ser amplificada para todo o povo brasileiro”!

Neste ambiente de pura emoção, tomou posse formal o novo Coordenador de Políticas para a População Negra da SJC, Robson Ferreira, que, agradecendo “a honra e a confiança do convite”, ao Secretário Fábio Prieto, apresentou mãe e filha, em momentos distintos, que foram muito aplaudidas.

“São Paulo precisa continuar sendo um farol para o mundo e temos metas para seguir avançando; metas que partem, estrategicamente, da perspectiva da educação, com esperança, por exemplo, no programa “Jovem Aprendiz Paulista”, a fim de levarmos oportunidades reais de formação e trabalho aos nossos jovens negros”, afirmou Robson, já como Coordenador da CPPN.

Inês Coimbra, Procuradora-Geral do Estado, reconduzida ao cargo pelo Governador Tarcísio de Freitas, e primeira mulher negra a ocupar essa posição, também foi contundente em sua fala: “O colorido nos tons de nossas peles é a riqueza do nosso povo; eu acredito na força do trabalho coletivo para resgatarmos o respeito a todos; desejo vida longa ao Conselho e reforço a importância de se cultivar uma humanidade prática, e não demagógica,  a exemplo do Secretário Prieto”.

Após a entrega festiva das esculturas-prêmio aos eleitos, escolhidos pelo CPDCN, que renderam fotos e abraços, o Secretário Fábio Prieto encerrou o evento, afirmando que, “apesar de todas as injustiças no Brasil, temos inspirações como este momento histórico de muita luta, e, para citar apenas mais um exemplo, talvez único no mundo, o nosso Fórum Religioso, que dentro da SJC, é composto por 170 religiões”!

Tecendo saudação especial a Robson Silva Ferreira, novo Coordenador de Políticas para a População Negra do estado, Fábio Prieto assinou pedido oficial de conclusão do Plano São Paulo para a Equidade Racial; confirmou a separação das Coordenações das comunidades negra e indígena, com a nomeação de um cacique Tupi-Guarani, para muito breve; e sugeriu os nomes do ex-governador Franco Montoro ou de Esmeraldo Tarquínio, eterno prefeito negro de Santos, para uma futura nomeação do Prêmio do CPDCN.

“Depois de toda a minha experiência como Juiz, devo dizer que acredito na redenção: é preciso dar uma chance a todos, neste mundo de barbárie e estupidez, por meio do exemplo e da convivência. E avançar, sempre! Parabéns, São Paulo!”, concluiu.