Ismar Marcilio de Freitas Júnior é o novo superintendente do IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia

Da esquerda para direita: o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, o novo superintendente do IMESC, Ismar Marcilio de Freitas Júnior, e o secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano (Divulgação SJC)

O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, deu posse hoje, segunda-feira (9), às 14 horas, na sede da pasta, Pátio do Colégio, 148, ao novo superintendente do IMESC –  Instituto de Medicina Social e de Criminologia, o advogado Ismar Marcilio de Freitas Júnior. Estava presente na cerimônia, o secretário-executivo da Secretaria da Justiça e Cidadania, Raul Christiano.

Ao longo de sua carreira, Freitas Júnior, atuou em diversos escritórios de advocacia. Foi assessor da Diretoria da Carteira de Assistência da OAB/SP.  Desde 2012, é membro da Associação Paulista do Ministério Público do Estado de São Paulo.

No setor público, foi assessor de gabinete da Secretaria dos Negócios de Administração do Estado de São Paulo e assessor de gabinete do Prefeito de São Paulo na Secretaria de Negócios Extraordinários. Também atuou como advogado na Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo (PRODAM).

Para Marcílio de Freitas Júnior, o IMESC desenvolve um trabalho social de extrema relevância. “Estar à frente do maior centro de realização de perícias nas áreas de medicina legal e de investigação de vínculo genético da América Latina é uma valiosa oportunidade. Por meio da reconhecida excelência do órgão é possível atender, acolher e permitir o acesso gratuito à justiça de milhares de pessoas, sobretudo dos mais vulneráveis”.

Sobre o IMESC

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC) é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e sua origem remonta ao ano de 1970.

Tem como missão realizar perícias de Medicina Legal (clínicas e psiquiátricas) e de Investigação de Vínculo Genético (exame de DNA) para autoridades competentes do Estado de São Paulo, produzindo e difundindo conhecimento na sua área de atuação.

É considerado o maior centro de perícias de Medicina Legal e de Investigação de Vínculo Genético da América Latina e pioneiro, no Brasil, na utilização dos recursos da telemática para a prática preventiva do uso indevido de drogas por meio do serviço INFOdrogas (implantado em 1994).

O desenvolvimento e o crescimento de atividades na área pericial têm acumulado, ao longo da trajetória do IMESC, uma massa quantitativa e qualitativamente importante de informações (mais de 850 mil prontuários periciais), tornando-o um espaço privilegiado no campo da produção científica.

O Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo é um dos maiores centros de investigação de paternidade do mundo. Anualmente, aproximadamente 30 mil laudos são expedidos por ano. Desde sua inauguração, esteve voltado para o atendimento do público e realização de pesquisas científicas. O IMESC também realiza perícias, exames de personalidade e de capacidade profissional. E laudos caracterizados para pessoas com deficiência que procuram uma recolocação profissional. O Instituto promove ainda a formação e treinamento de pessoal especializado por meio da realização de cursos e palestras.

Atualmente, o IMESC conta com 19 polos regionais de atendimento, no interior e no litoral, localizados nas cidades de Américo, Araçatuba, Bauru, Cejusc Louveira, Cejusc Catanduva, Cejusc Ribeirão, Cejusc Taquarituba, Dracena, Marília, Piracicaba Registro, Prudente, Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba, Taubaté, São José do Rio Preto e Votuporanga. A coleta de forma descentralizada foi iniciada em 2005.