Juntos

Agora é mais do que hora de encarar a responsabilidade de frente. Você, rapaz, se tornou pai, contribuiu para a gravidez da sua parceira e cumpriu o seu dever de acompanhá-la e apoiá-la em toda a gestação. O bebê nasceu e muitos dos cuidados podem ser divididos com ela.

Há tarefas, claro!, que apenas ela poderá fazer, como o aleitamento materno. Mas há muitas coisas do dia a dia que você pode estar junto e compartilhar, como trocar fraldas, acompanhá-la nas consultas com o pediatra, levar para tomar vacina... É uma nova vida que depende também de você, como pai.

Ninguém está dizendo que é fácil. Só que tudo fica ainda mais difícil quando você, como pai, não está presente, se omite... O bebê também possui seus direitos perante o pai: como ter o nome na certidão de nascimento, receber carinho e afeto e muitos outros.

Você, como rapaz, tem a chance de ir contra o senso comum que coloca toda a responsabilidade com os cuidados e a vida da criança sobre a adolescente que se tornou mãe.

O bebê que nasceu é um laço que liga você, como pai, à mãe por toda a existência deste novo ser humano. Por isto que a gravidez na adolescência é para a vida toda.

Governo do Estado de SP