A adolescência é uma etapa complexa do desenvolvimento humano. Juridicamente, começa aos 12 anos, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas, os educadores já percebem os primeiros sinais no ambiente escolar antes, lá pelos 10 anos.

É uma fase de descobertas biológicas, sociais, culturais e afetivas. Nela acontece a puberdade e não é incomum eles e elas começarem a vida sexual. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015, 27,5% dos estudantes brasileiros do 9º ano do Ensino Fundamental já tiveram relação sexual alguma vez.

É a realidade. Assim, a escola, por sua origem educadora, pode também ser um espaço de orientação, de fornecimento de informações e de escuta dos anseios e as dificuldades que os adolescentes enfrentam.

Em cada etapa, há dados e informações que podem ser abordados, inclusive em debates em sala de aula: seja na prevenção, na ocorrência da gravidez ou após o nascimento da criança.

Aqui, como educador, você encontra materiais que podem te subsidiar nos debates ou outros usos didáticos que queira fazer.

Governo do Estado de SP