Biblioteca

Educadores e adolescentes encontram nesta Biblioteca todos os conteúdos utilizados como referência no portal da campanha “Gravidez na adolescência é para a vida toda”.

São cartilhas, textos técnicos, relatórios estatísticos e outros materiais que você pode fazer o download e utilizar em sala de aula ou, então, se aprofundar na temática. Eles servem para compreender as transformações pelas quais os adolescentes passam e até mesmo se inspirar para difundir o quanto é importante evitar a gravidez nessa etapa da vida.

Os conteúdos estão separados em duas categorias: aqueles que consegue usar em sala de aula e aqueles em que você, como educador(a) pode se aprofundar.

A seguir, estão as indicações dos conteúdos passíveis de uso em sala de aula:

Cenário da infância e adolescência no Brasil 2019. Fundação Abrinq. Brasil: 2019.

Declaração e plataforma de ação da IV Conferência Mundial sobre a Mulher. Organização das Nações Unidas. Pequim: 1995.

Gravidez na adolescência. Fundação Abrinq. Brasil: 2018.

Gravidez na Adolescência no Brasil – Vozes de Meninas e de Especialistas. Coordenação: Benedito Rodrigues dos Santos, Daniella Rocha Magalhães, Gabriela Goulart Mora e Anna Cunha. Brasília: INDICA, 2017.

Nascer no Brasil: Sumário executivo temático da pesquisa. Brasília: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 2014.

Pesquisa Nacional de Saúde Escolar 2015. Brasília: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2015.

Preconceito e discriminação no contexto escolar - guia com sugestões de atividades preventivas para a HTPC e sala de aula. Fundação para o Desenvolvimento da Educação. São Paulo: FDE, Diretoria de Projetos Especiais, 2009.

Projetos Comunidade Presente e Prevenção Também se Ensina: sugestões de atividades preventivas para HTPC e sala de aula. Fundação para o Desenvolvimento da Educação. São Paulo: FDE, Diretoria de Projetos Especiais, 2012.

Relatório da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento - Plataforma de Cairo. Organização das Nações Unidas. Brasil: 1994.

Situação da população mundial 2016: 10 – como nosso futuro depende de meninas nessa idade decisiva. Brasil: Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 2016.

Situação da população mundial 2017: mundos distantes - saúde e direitos reprodutivos numa era de desigualdade. Brasil: Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 2017.

Situação da população mundial 2018: o poder da escolha - direitos reprodutivos e a transição demográfica. Brasil: Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 2018

Trajetórias Plurais – Práticas que contribuem para a redução da gravidez não intencional na adolescência. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Brasília: 2018.

Transformando Nosso Mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Organização das Nações Unidas. Brasil: 2015.

Os conteúdos abaixo embora não sejam de uso direto em sala de aula, podem contribuir para o seu aprofundamento:

Adolescência e Saúde 4 - construindo saberes, unindo forças, consolidando direitos. Organizado por Neusa Francisca de Jesus (coord.), José Maria Soares Junior, Sandra Dircinha Teixeira de Araújo Moraes. São Paulo: Instituto de Saúde, 2018.

Mãe, pai e casal na adolescência: e agora? Orientações para profissionais da saúde. Joviane Marcondelli Dias Maia, Cristiane Camargo de Oliveira, Roselaine de Oliveira Giusto, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.

Nascer no Brasil: Sumário executivo temático da pesquisa. Brasília: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 2014.

Prevenção da gravidez na adolescência. Guia Prático de Atualização. Brasil: Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), 2019.

Primeira infância e gravidez na adolescência. Brasília: Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), 2013.

Governo do Estado de SP