Ele junto

Já é sabido que a gravidez na adolescência aconteceu. Vocês, garoto e garota, terão muitas transformações em suas vidas. Responsabilidades da vida adulta serão adiantadas, como o cuidado com a criança, mas tudo fica menos complicado quando os dois, juntos, se apoiam, se suportam, compartilham o que virá daqui para frente.

Sabem o motivo de se ressaltar que a gravidez é de você dois? Porque há uma cultura enraizada entre os brasileiros de considerar a gravidez apenas uma responsabilidade da mulher, pior ainda quando ela for uma adolescente.

Muitos vão querer julgá-la e tendem a não colocar ele nesse julgamento, ou seja, questionar a sua presença como pai.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), há pesquisas que mostram que a paternidade nem sempre é uma função culturalmente identificada, pois quase sempre se coloca o foco sobre o papel da maternidade. Afinal, quem carrega a criança no ventre por até 40 semanas?

Para o adolescente é “fácil” simplesmente não dar apoio, estar ao lado nesse momento. Só que tanto a gestante quanto o bebê que ainda não nasceu possuem direito a esse apoio, até garantido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Só que a SBP já afirmou que os adolescentes, em sua maioria, aceitam bem a notícia da gravidez, mesmo que seja repentina e não planejada. Há uma dificuldade inicial, porque haverá muitas mudanças na vida.

Essas transformações são para os dois. Portanto, caminhar juntos, com o apoio da família, da sociedade e do Estado, é a melhor saída para o futuro de vocês e da nova vida que chegará.

Governo do Estado de SP