Governo de SP anuncia pacote de medidas no Dia Mundial do Meio Ambiente

O novo Plano Estadual de Meio Ambiente prevê investimentos de R$ 2,13 bilhões; governador anuncia criação de coordenação para o povo indígena

Na manhã desta segunda-feira (5), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, junto com a secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, anunciou o novo Plano Estadual de Meio Ambiente, que prevê investimentos de R$ 2,13 bilhões, entre recursos públicos e privados, além de mais R$ 5,6 bilhões já previstos para o programa IntegraTietê até 2026. O evento ocorreu no Parque Ecológico do Tietê e contou com a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto.

“Falar de meio ambiente é falar de compromisso. Compromisso com as gerações passadas e o que elas fizeram para manter o Brasil com 60% de sua área preservada. E compromisso com as gerações futuras porque, se a gente cuidar do meio ambiente, vamos ter futuro. É por isso que o Governo do Estado está desenvolvendo uma série de ações que, no final, vão representar um investimento talvez nunca feito antes na história”, declarou Tarcísio.

O pacote de medidas é composto por 21 ações em seis eixos: biodiversidade; bioeconomia e finanças verdes; parques estaduais; educação e conscientização ambiental; fortalecimento institucional; e resiliência e adaptação climática

Já a secretária Natália Resende destacou que muitas das ações que constam no plano já estão em execução. “Isso demonstra a relevância do meio ambiente para o Governo de São Paulo, que fomenta a restauração florestal, valoriza a biodiversidade paulista e estimula a observância da sustentabilidade de forma transversal nas demais políticas públicas”, enfatiza a secretária.

A coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista em Defesa das Águas e do Saneamento, deputada estadual, Marina Helou, ressaltou a importância da data de hoje. “A defesa do Dia do Meio Ambiente é a defesa da vida, do nosso lugar de protagonismo no mundo e do nosso futuro. E por isso estamos falando de combate às mudanças climáticas, pois nós sabemos que a população mais vulnerável é a mais afetada. É preciso dar uma basta ao racismo ambiental, aquele que afeta exatamente os mais vulneráveis. Cuidar do meio ambiente significa cuidar das pessoas. É uma prioridade da Frente Parlamentar Ambientalista da Alesp, do Governo Nacional, Federal e de todos os municípios”, concluiu a parlamentar.

Coordenação para o povo indígena

Durante o evento, o governador também anunciou que o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, vai criar na sua pasta uma coordenação dedicada aos povos indígenas no Estado de São Paulo. “Parabéns Fábio Prieto pela iniciativa de criar esta coordenação para o povo indígena, que terá como coordenador o Cacique Cristiano Awa Kiririndju”, destacou Tarcísio de Freitas.

Para Fábio Prieto, o governador Tarcísio de Freitas pratica na data de hoje (5) um ato histórico de justiça às comunidades indígenas em São Paulo. “O anúncio da criação da coordenação do povo indígena e nomear um cacique para liderar vai aprofundar todas as parcerias com as comunidades indígenas no Estado. Assim que o governador assinar o decreto, temos que fazer uma cerimônia, que deve ser comemorada com os povos indígenas, e vamos começar o trabalho logo em seguida”, ressaltou o secretário da Justiça e Cidadania.

Participaram do evento o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, Henguel Ricardo Pereira; o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado; o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; além de autoridades estaduais e municipais, parlamentares, representantes de entidades ambientais e da sociedade civil e alunos da rede pública.