Governo de São Paulo inaugura Casa SP Afro de Lorena

Espaço abrigará ações de empreendedorismo, educação, saúde e valorização da cultura negra

Com o objetivo de fomentar a promoção da igualdade racial, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) e da Coordenadoria de Políticas para a População Negra (CPPN), e a Prefeitura de Lorena inauguraram, nesta terça-feira (02/07), a Casa SP Afro “Vereadora Odila da Conceição Silva”.

O secretário da Justiça e Cidadania em exercício, Raul Christiano, destacou que a cidade de Lorena é protagonista na história de São Paulo e do Brasil, e que o povo negro tem presença histórica na região. “Hoje avançamos inaugurando a primeira Casa SP Afro do Vale do Paraíba. A casa é fruto da organização da comunidade negra local, e será um espaço para executar ações intersecretariais concretas para que possamos respirar a igualdade e por fim a qualquer tipo de intolerância“, concluiu Raul Christiano.

O coordenador de Políticas para a População Negra, Robson Ferreira, ressaltou que “a Secretaria da Justiça e Cidadania, juntamente com a Secretaria de Governo e Relações Institucionais, retomou o projeto da Casa SP Afro com o intuito de que seja esse polo multicultural e de avanço das políticas públicas locais”.

“Na nossa gestão criamos a Coordenadoria de Políticas para a População Negra e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Esse novo espaço inaugurado hoje ratifica o nosso compromisso com a construção de uma cidade mais justa e inclusiva”, disse o prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini.

No  final dos pronunciamentos ocorreu o plantio simbólico de um pé de Manacá, árvore símbolo de Lorena.

Além da solenidade de inauguração do espaço, que contou com a apresentação do Hino à Negritude executado pelos alunos do coral Guaypacaré, houve também uma programação especial para toda a população, com pré-inscrição para curso de tranças afro, maquiagem para pele negra, dentre outras.

O Espaço

A Casa SP Afro de Lorena é a primeira do Vale do Paraíba. Tem como missão ser um equipamento público referência na região e no Litoral Norte, destinado à promoção da igualdade racial, difusão e valorização dos saberes e culturas dos povos originários das comunidades negra, indígena, e demais etnias.

Localizado na Rua Dr. Alcydes da Costa Vidigal, s/n, o local ocupa uma área de 198,70m², com salão multiuso para palestras e pequenos eventos, espaço culinário, brinquedoteca, salas de apoio social, psicossocial e jurídico, conjunto de banheiros, além de duas áreas externas cobertas.  Para a construção do equipamento foram investidos cerca de R$ 1 milhão, sendo R$ 750 mil do Estado e o restante da Prefeitura de Lorena.

Casa SP Afro

A Casa SP Afro é uma iniciativa do governo estadual para implantar equipamentos destinados ao reconhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira, bem como para promoção de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico, justiça, cidadania e enfrentamento ao racismo.

A gestão administrativa e financeira da Casa é de responsabilidade da Secretaria estadual de Governo e Relações Institucionais. Em 2024, a Secretaria da Justiça e Cidadania entregou as Casas SP Afro de Francisco Morato e São José do Rio Preto.