Fórum inter-religioso promoveu a cultura de paz em 2019

O Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença tem como missão promover no âmbito estadual a implementação de políticas de enfrentamento e combate à intolerância religiosa e a difusão da cultura de paz.

É responsável pelo recebimento de denúncias de discriminação religiosa com base na Lei Estadual 17.157/2019, que estabelece punições administrativas a serem aplicadas por atos de discriminação por motivo religioso.

Em 2019, o Programa recebeu 30 denúncias por meio do sistema de ouvidoria da SJC.

Em março, a Secretaria da Justiça e Cidadania lançou uma campanha visando ao combate a intolerância religiosa “Respeitar o Próximo é Cultivar a Paz”. A iniciativa foi divulgada em 30 municípios, TV Minuto, TV Decaux, estações do Metrô, painel eletrônico do Banco Itaú e instituições de ensino público e privado.

A intolerância religiosa foi tema abordado durante três palestras e quatro capacitações, que tiveram como público alvo docentes e funcionários de instituições de ensino e empresa público e privada; líderes religiosos; conselheiros de promoção de igualdade racial; membros da sociedade civil; e conselheiros de cidadania. Mais de 1.156 pessoas participaram das ações realizadas na capital paulista e nos municípios de Caieiras, Guarulhos, Guarujá, Piracicaba, São Paulo, Itanhaém, Sorocaba, Osasco, Pindamonhangaba, Cruzeiro, Araras, Francisco Morato.

O Fórum também promoveu duas Mostras Inter-Religiosas, composta por indumentárias, símbolos e literatura; e atuou como apoiador da solenidade em celebração ao Dia Nacional da Intolerância Religiosa, realizada no mês de maio na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP