Fernando José da Costa, secretário de Justiça de São Paulo, assume a superintendência do Imesc

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC) é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania e sua origem remonta ao ano de 1970, quando começou a existir legalmente

O Secretário da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, Fernando José da Costa, é o novo superintendente do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc). A ascensão ao cargo foi publicada no Diário Oficial dia 23 de janeiro.

A convite do Dr. Fernando, retorna ao Imesc a advogada Juliana Lugani Pinto graduada e pós-graduada pela PUC/SP. Ela assumirá novamente a chefia de gabinete do Instituto. Juliana já esteve a frente deste cargo por mais de oito anos e acumula um vasto conhecimento dos trabalhos técnicos desenvolvidos pelo Instituto. Ao todo são 10 anos de Imesc. Juliana também tem formação em Gestão Pública, perícia Judicial, Bioética e Biodireito.

“O Imesc acompanhou sempre todos os avanços da área da ciência, dispondo de tecnologia, infraestrutura e expertise para ser considerado um dos principais centros de investigação de vínculo genético do mundo. É um órgão de primazia nas atividades periciais, prestando serviços de qualidade indispensáveis à cidadania e à dignidade da população mais carente do Estado de São Paulo”, afirma Fernando José da Costa.

Fernando Costa é advogado, professor em direito penal e processual penal, mestre e doutor em direito penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), doutor em direito penal pela Università Degli Studi di Sassari, na Itália. O criminalista foi também Conselheiro Seccional da OAB de São Paulo, Presidente da Comissão de Direito Criminal e vice-presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB de São Paulo, além de ser autor de livros jurídicos.

Nascido em São Paulo, em 19 de agosto de 1972, Costa é neto e filho de advogados. Apaixonado pelo direito penal, trabalhou com seu pai, Paulo José da Costa Júnior, até sua partida. A mãe, Maria Helena, também advogada, conheceu o pai na Faculdade de Direito e, até hoje, com seus mais de setenta anos, exerce a profissão com maestria.