FAESP e Secretaria da Justiça discutem ocupações no interior do Estado

Órgãos debateram o Direito de Propriedade dos Agricultores e Leis para a proteção e projeção do Agro Paulista

Após invasões em terras do Oeste Paulista, o Vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Tirso Meirelles, recebeu o secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Prieto, para uma conversa sobre Direito de Propriedade e Leis para a proteção do agro. A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (7) e contou com a presença de diretores do departamento jurídico da FAESP.

“Como uma instituição que representa os direitos do setor agro, precisamos mobilizar todos os atores envolvidos. E ter o Estado como parceiro, principalmente a Secretaria de Justiça e Cidadania que tem o papel de garantir o cumprimento da lei e evitar conflitos é fundamental para tranquilizarmos os produtores e para evitarmos novas invasões como as ocorridas nas últimas semanas”, afirmou o Vice-presidente da FAESP, Tirso Meirelles.

Para o secretário da Justiça, Fábio Prieto, o diálogo aberto com a FAESP é importante para fomentar ações que permitam ainda mais desenvolvimento para o agronegócio, setor responsável por 15% do PIB de todo Estado. Sobre as invasões, Prieto destacou que o Governo Tarcísio tem posição de equilíbrio e irá cumprir com diligência e presteza as ordens de desocupação.

“A Lei vale tanto para os palácios públicos, como para as mais modestas propriedades privadas. Nós não aplaudimos as invasões como as que ocorreram em Brasília e o Governo Tarcísio tomou todas as providências para que os incidentes não se repetissem, como não se repetiram, em São Paulo. A propriedade agrícola também é protegida pela Constituição. Seguimos atentos aos acontecimentos e faremos cumprir a Lei em todas as situações”, reforçou Prieto.  

Com apoio de Sindicatos Rurais, a FAESP segue monitorando movimentos e organizações no extremo oeste paulista, responsáveis pela série de ocupações de fazendas na região do Pontal do Paranapanema. O objetivo é notificar rapidamente qualquer suspeita à Polícia Militar e ao Governo, para evitar confrontos e danos nas propriedades.

Sobre a FAESP

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) tem a missão de representar e trabalhar em defesa dos interesses coletivos e individuais dos produtores e trabalhadores que atuam no agronegócio paulista. Seu objetivo é aumentar a representatividade do setor e ampliar a estrutura associativa rural em todo o Estado de São Paulo, fortalecendo economicamente o agro, com soluções modernas e sustentáveis. Os serviços da Faesp permitem que centenas de agricultores e sindicatos rurais tenham acesso a ações que visem beneficiar os métodos de trabalho, os processos tecnológicos, a produção e a comercialização da categoria rural, além de fornecer representação legal perante os poderes públicos federais, estaduais e municipais, na busca por soluções de todos os assuntos que, direta ou indiretamente, possam fomentar a coesão e o fortalecimento do setor e a expansão da economia nacional.

Governo do Estado de SP