Estados do Sul e Sudeste propõem políticas de saúde, educação e profissionalização para jovens

Propostas apresentadas no Cosud também englobam governança, gestão pública e criação de programas educacionais ambientais para o público entre 15 e 29 anos

Os gestores estaduais de Juventude dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais firmaram, na última sexta-feira (20/10), um plano interestadual de governança, gestão pública, profissionalização, saúde e educação ambiental voltado aos jovens entre 15 e 29 anos. O anúncio do acordo foi divulgado durante a 9.ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), na capital paulista.

“Importante momento de aprendizado e troca de experiências acerca de governanças e boas práticas de políticas públicas de juventude entre os gestores estaduais e municipais. Por meio das propostas apresentadas, mostramos a importância de estar conectados com os jovens, pois são parceiros estratégicos na agenda de desenvolvimento econômico e social. Com um capital humano, uma riqueza imensurável, intangível e de proporções infinitas, os jovens bem-preparados e qualificados são capazes de promover novas mudanças econômicas e sociais que podem moldar presentes e futuros de uma cidade, estado, país e do mundo”, destaca o coordenador estadual de Políticas para a Juventude, Juliano Borges, responsável pelo Grupo de Trabalho da Juventude.

Sob a responsabilidade da Coordenadoria Estadual de Políticas para a Juventude de São Paulo, da Secretaria de Justiça e Cidadania, o grupo se reuniu para debater o tema “Agenda Jovem – A autonomia do jovem e o desenvolvimento econômico, social e sustentável como resultado da governança e gestão de políticas públicas de juventude nos Municípios e Estados do COSUD”.

Para a diretora-adjunta de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens do Rio Grande do Sul, Olga Cristina Biffi, “o Cosud trouxe a oportunidade de conhecer políticas públicas desenvolvidas em outros locais, suas inspirações, os funcionamentos e como são aplicadas. Além disso, foi muito importante também apresentar nosso trabalho no Rio Grande do Sul e levar essas contribuições para o debate. Saímos com a certeza de que temos um trabalho muito construtivo para desenvolver com a juventude dos nossos estados e do Brasil como um todo”, pontua.

Entre as propostas aprovadas estão a ampliação da governança e gestão de políticas públicas de juventude, a criação de um comitê intersecretarial e institucionalização do fórum de gestores estaduais do sul e sudeste, além de fortalecer e ampliar a educação profissionalizante em espaços coexistências de jovens. Já na área de saúde e prevenção, foram propostas políticas públicas voltadas à saúde mental, drogadição, gravidez precoce e segurança alimentar, com a criação de uma equipe multidisciplinar contendo profissionais que atendam às demandas dos jovens. Outro tópico aprovado foi a criação de programas educacionais, com ênfase na prevenção em situações de desastres naturais e ambientais.

“Foi mais um passo na consolidação de políticas públicas comuns para a juventude das regiões Sul e Sudeste. Essa integração é fundamental para avançar em busca da melhoria na qualidade de vida dos nossos jovens”, ressalta o superintendente de Juventude do Rio de Janeiro, Luan Monteiro.

“A cada edição o Cosud se mostra como benéfico para o desenvolvimento em diversas áreas das respectivas regiões. Um trabalho conjunto, para compartilhar e tratar da política pública com seriedade e técnica. No grupo de juventude não foi diferente, principalmente com a participação dos municípios, que trazem a visão de quem vive na ponta. É o momento de analisar e entender as necessidades do nosso público, para incluir dentro de programas efetivos”, reforça a assessora de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Barbara Abras.