Coordenadora de Políticas para a Mulher recebe a vacina contra Covid-19 

 

O governo do Estado de  São Paulo começou a vacinação da CoronaVac no domingo (17), após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantã. A aplicação foi feita no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).  

A coordenadora de Políticas para a Mulher da Secretaria da Justiça e Cidadania, dra. Albertina Duarte Takiuti, médica ginecologista e obstetra, foi uma das profissionais do HC a ser vacinada. À frente da Coordenação Estadual de Políticas para a Mulher desde 2017, Dra. Albertina, que também coordena o Programa Estadual de Saúde do Adolescente,  é responsável por uma importante e duradoura parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania e a Secretaria da Saúde, contribuindo para a promoção e defesa de direitos das mulheres,  especialmente do direito social à saúde.

Na ocasião foi lançado o site https://www.vacinaja.sp.gov.br/ dedicado ao pré-cadastro de pessoas dos grupos prioritários que receberão a primeira dose da vacinação da Covid-19 no estado. 

O pré-cadastro não é um agendamento, mas vai garantir um atendimento mais rápido nos locais de vacinação e evitar a formação de aglomerações. O fornecimento das informações é opcional, mas a participação de cada um vai ajudar toda a sociedade. 

Quem não conseguir fazer o pré-cadastro não precisa se preocupar, pois a vacinação também será feita sem ele. Apenas será necessário fazer o cadastro completo na unidade de vacinação. A maior parte dos profissionais de saúde vai receber a vacina nos seus locais de trabalho. 

 

Coordenação de Políticas para a Mulher 

O Decreto n° 58.428, de 08 de outubro de 2012 criou e organizou, na Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, a Coordenação de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo, visando promover a igualdade entre homens e mulheres por meio da elaboração de políticas públicas e da educação em direitos humanos relacionadas ao tema do gênero. 

A Coordenação promove a integração entre o poder público e a sociedade civil, fazendo com que haja a participação efetiva dos cidadãos para a concretização dessas políticas públicas. 

O que faz? 

A Coordenação de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo tem por finalidade fomentar a implementação de políticas públicas que visem à equidade de gênero, a eliminação de qualquer forma de discriminação e de violência contra a mulher, assegurando-lhe a plenitude de seus direitos, sua participação e integração no desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Assim, a Coordenação de Políticas para a Mulher trabalha para garantir que as diferentes esferas de Poder articulem e coordenem suas ações e políticas, fortalecendo e dignificando a cidadania das mulheres, realçando a importância de se respeitar o gênero, a etnia, a orientação sexual e religiosa, reforçando os laços entre os cidadãos e o Governo para a construção de uma sociedade mais justa, mais solidária, mais fraterna e mais humana. 

 

 

Governo do Estado de SP