Conselho Estadual LGBT toma posse no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Nesta terça-feira, 28 de junho, foi realizada a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT de São Paulo, da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), para o biênio 2022-2024 no auditório da Fundação Casa.

O evento aconteceu no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado anualmente em 28 de junho, e contou com a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, que deu posse aos novos membros.

“A população LGBT+ é uma das prioridades do Governo do Estado e da Secretaria da Justiça e Cidadania. E é de suma importância a escolha de membros que representem as mais variadas regiões do Estado. Desse modo, é possível termos uma visão mais ampla das políticas que precisam ser implantadas ou melhoradas”, enfatiza o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa.

Além do secretário da SJC, participaram do evento a secretária de Desenvolvimento Social, Laura Machado, a coordenadora estadual de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS) da SJC, Valéria Nagy, o coordenador municipal de Políticas para LGBTI, Cássio Rodrigo de Oliveira Silva, o representante da Comissão Eleitoral do Poder Público, Adriano Rodrigues Biajone, e o representante da Comissão Eleitoral da Sociedade Civil, Walter Mastelaro Neto.

Ao todo, o novo Conselho Estadual LGBT será composto por 20 membros titulares, sendo 10 da sociedade civil e 10 do poder público. Além de 10 membros suplentes para cada esfera. A eleição ocorreu de maneira online em maio deste ano e teve mais de 3,2 mil votos nos 58 candidatos habilitados. 

Vale lembrar que para compor o conselho é necessário ser autodeclarada lésbica, gay, bissexual, travesti, mulher transexual ou homem trans, e comprovar  trabalho reconhecido de militância e/ou ativismo LGBT no Estado de São Paulo.

Os 20 membros selecionados são naturais de diferentes regiões administrativas de São Paulo, sendo elas Sorocaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Santos, Central, São José dos Campos, Capital e Região Metropolitana.

Governo do Estado de SP