Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (CONED) realiza evento em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo

Dividido em dois painéis, as temáticas refletiram sobre o uso de álcool no trânsito e políticas públicas efetivas

Na manhã desta sexta-feira (18), o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED), por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), realizou um evento online em alusão ao dia 20 de fevereiro – Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo.

A programação contou com a presença da Presidente do CONED e do Instituto Padre Haroldo, Lúcia Sdoia, o CEO da Mothers Against Drunk Driving (MADD) Brasil e conselheiro do CONED, Ronaldo Rissetto, a Coordenadora Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania da Secretaria da Justiça e Cidadania e Conselheira do CONED, Jeniffer Caroline Luiz, que realizou a mediação do primeiro painel, o Conselheiro do CONED pela Santa Casa, Guilherme Messas e o vice-presidente do CONED e diretor do CRATOD, Marcelo Ribeiro, que mediou o tema do segundo painel.

Na abertura, a presidente do Conselho ressaltou a importância de refletirmos sobre as políticas públicas de redução do impacto do uso de drogas na sociedade e políticas de prevenção, que devem atender principalmente as crianças e adolescentes.

Como representante da MADD Brasil, Rissetto fez uma significativa apresentação com a temática “Álcool e Trânsito – Fatores de Proteção”, trazendo um panorama da situação do Brasil em números. Para a MADD, os fatores de proteção se dividem entre a Lei 11.705 de 19 de junho de 2008 (conhecida popularmente como Lei Seca), orientação e capacitação familiar, como conversas entre pais e filhos sobre o tema e por fim, a orientação e capacitação comunitária. “Para uma década de trânsito com sobriedade, deve haver uma coexistência entre grupos, um debate amplo, para que as pessoas se tornem os principais fatores de proteção”, relata Rissetto.

No segundo painel, o conselheiro do CONED pela Santa Casa, Guilherme Messas, desenvolveu sua fala inserida na temática das “propostas de políticas efetivas para o uso de álcool”. Segundo Messas, “o alcoolismo é o resultado de uma ausência de políticas públicas”, e complementa seu discurso destacando que nossos padrões de vida e consumo são totalmente estimulados pela indústria. O conselheiro também é coordenador do Comitê para Regulação do Álcool (CRA), que tem como principal objetivo estimular uma atuação conjunta de diversos atores da sociedade para modernizar a política do álcool no Brasil.

Sobre o CONED:

O CONED/SP é um órgão vinculado à Secretária da Justiça e Cidadania que antecede a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Foi instituído pelo Decreto nº 25.367, de junho de 1986, e alterado pelo Decreto nº 56.091, de agosto de 2010, diante da necessidade do Estado de São Paulo em obter uma ação conjunta e articulada com órgãos federais, estaduais, municipais e a sociedade civil na prevenção ao uso indevido de drogas lícitas e ilícitas.

O CONED tem por fim contribuir para o aperfeiçoamento das ações voltadas à prevenção, à redução de danos, à diminuição da oferta, ao tratamento e à reinserção social de pessoas afetadas pelo uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas.

Presta atendimento ao público em geral, aos Conselhos Municipais sobre Drogas do Estado de São Paulo e entidades do Estado de São Paulo. Promove encontros entre os Conselhos Municipais do Estado; os diversos atores da rede do Estado de São Paulo, além de Fóruns e Seminários.