Conselho da Comunidade Negra entrega prêmio Ruth de Souza

O Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo ( CPDCN), da Secretaria da Justiça e Cidadania, realizou neste sábado (14) a entrega do prêmio “Ruth de Souza” para mulheres que se destacaram no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade social. O evento ocorreu no Museu Afro Brasil, auditório Ruth de Souza, Parque do Ibirapuera

A premiação é realizada anualmente pelo Conselho em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela, ambos celebrados em 25 de Julho.

Neste ano a homenageada foi   Ruth de Souza, renomada atriz brasileira que faleceu em 2019. Ela foi a  primeira mulher negra a consolidar uma carreira de sucesso na tv, no teatro, e no cinema.

Foram laureadas personalidades que atuam em diversas áreas, entre elas, assistência social, jornalismo, psicologia e sociologia. Receberam a honraria Carmelita Silva , Cristiane Guterres, Doné Iyá Carmen S. Prisco, Eliane Aparecida de Paula, Elizabete Augusto Ié, Elizabeth Pinto Francisca Rodrigues Pereira , Hamalli  Alcântara, Kizie de Paula Aguiar, Lúcia Castro, Márcia Tânia Alves, Maria Conceição Almeida Vieira, Marilandia Frazão, Paula Beatriz de Souza Cruz, Perola Quintiliano Prudence,  Kalambay Libonza, Renilda Aparecida Norberto de Faria, Rosangela de Paula, Rozina Conceição, Sah Oliveira, Sandra Brasil, Sônia Maria Antônio,, Vilma Lúcia de Oliveira Warner.

 

“A cada mulher negra que recebe esta justa e merecida homenagem, toda a minha reverência, meu aplauso, minha admiração, meu respeito e carinho.  Elza Soares disse sabiamente que a mulher do fim do mundo é aquela que busca, aquela que grita, que reivindica, e que sempre fica de pé”, disse o presidente do Conselho, Ivan Lima.

No final da premiação, ocorreu o show da cantora Grazzi Brasil.

O evento contou com o apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), do Museu Afro Brasil, e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.

 

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP