Comitê Intersecretarial de Defesa da Mulher realiza reunião com debate importante sobre pobreza menstrual

Representante da Secretaria da Educação apresentou o Programa Dignidade Íntima e o impacto dele na vida das estudantes da rede pública

A Coordenadora de Políticas para a Mulher, Edna Martins, participou na última quinta-feira (17) da reunião do Comitê Intersecretarial de Defesa da Mulher. Entre as pautas do encontro a representante da Secretaria da Educação, Juliana Barbosa Lima, apresentou o Programa Dignidade Íntima, que tem como objetivo combater a pobreza menstrual nas escolas da rede estadual de São Paulo.

As escolas receberam a verba para aquisição dos produtos que é administrada pela APM (Associação de Pais e Mestres) da respectiva escola, de acordo com o tamanho da instituição e número de alunas a serem atendidas pelo Programa.

A distribuição do absorvente é feita de acordo com necessidade da estudante, sem questionamentos que possam constrangê-la. Até o momento, 1,3 milhão de alunas da rede estadual foram beneficiadas e mais de 5 mil escolas atendidas.

Houve formação de professores e equipes regionais em Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), através de plataforma online a fim de conscientizá-los da importância do tema. O trabalho vem apresentando êxito, segundo a representante da Educação.

“A Secretaria da Educação em São Paulo está caminhando a passos largos nessa iniciativa, que foi uma conquista o Programa Dignidade Íntima”, declara a coordenadora de políticas para a mulher.

As representantes do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (CONED/SP) participaram da reunião com a temática sobre mulheres e drogas, destacando as gestantes. Parte do discurso teve como justificativa a necessidade de políticas públicas para essas mulheres. Destacaram também a Casa da Gestante, na cidade de Campinas, que acompanha a gestante e puerpério, ingresso na escola, e o atendimento a transexuais e encarceradas.

O Comitê Intersecretarial se reúne mensalmente, na terceira quinta-feira de cada mês, onde são apresentados os projetos de cada secretaria e são debatidas ações em conjunto, para construção de políticas intersecretariais de defesa da mulher.

Histórico

A Coordenação de Política para a Mulher do Estado de São Paulo, como definido pelo decreto nº 58.428, de 8 de outubro de 2012, tem como uma de suas atribuições a promoção e a articulação em parceria com outras Secretarias de Estado, com a sociedade civil, Governo Federal, Prefeituras Municipais e órgãos do sistema de justiça, com o objetivo de promover a igualdade de gênero e o enfrentamento da violência contra a mulher.

O Comitê Intersecretarial de Defesa da Mulher é presidido pela Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Mulher, contando com representantes das Secretarias da Habitação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Meio Ambiente, Cultura e Economia Criativa, Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, além da Fundação SEADE e Fundo Social, mas também, recebem nas reuniões, convidados especiais que podem colaborar com a temática debatida.