Com recursos do FID, Secretaria da Justiça e Cidadania entrega obras em Aspásia e Rubinéia

Nesta terça feira (8/11), a Secretaria da Justiça e Cidadania entregou a obra de construção de galerias pluviais no município de Aspásia, e a revitalização do Parque Ecológico da Lagoa do Sol, em Rubinéia, ambos no interior de São Paulo. Os projetos receberam investimento de R$ 2,1 milhões, com recursos oriundos do Fundo Estadual de Interesses Difusos (FID), gerido pela Pasta.

As obras em Aspásia envolveram o combate à erosão e conservação de pavimentação asfáltica, promovendo a captação, condução subterrânea e destinação das águas pluviais para evitar o escoamento superficial nas vias públicas. As galerias têm extensão de 754 m.

O projeto de revitalização do Parque Ecológico da Lagoa do Sol foi realizado por meio da recuperação de 20,8 mil m² de área de preservação ambiental, da construção de 1.131 metros de sistema de drenagem pluvial, e da implantação de equipamentos de proteção e de lazer para a população araçatubense e turistas.

Obras em Aspásia e Rubinéia são entregues (Divulgação/SJC)

FID 

O Fundo Estadual de Interesses Difusos (FID) tem como objetivo gerir os recursos destinados à reparação dos danos ao meio ambiente, aos bens de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, ao consumidor, ao contribuinte, às pessoas com deficiência, ao idoso, à saúde pública, à habitação e urbanismo e à cidadania, bem como a qualquer outro interesse difuso ou coletivo no território do Estado.

No período de 2010 até outubro de 2022, o FID celebrou um total de 230 convênios com órgãos do poder público e da sociedade civil, totalizando aproximadamente R$ 341,5 milhões em investimentos, 187 cidades atendidas e cerca de 12 milhões de pessoas beneficiadas.

Governo do Estado de SP