CIC São Vicente realizou quatorze testes de paternidade nesta quarta-feira

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) São Vicente realizou nesta quarta-feira (1) coletas de exames de DNA (perícia de investigação de paternidade) efetuadas pelo Instituto de Medicina Social e Criminologia (IMESC), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania. O serviço é gratuito às pessoas de baixa renda, mediante assinatura de declaração de hipossuficiência.

O ato aconteceu no próprio CIC, localizado na Avenida Presidente Wilson, 1.126, e foram coletados material genético de 14 famílias previamente cadastradas.

O resultado do exame será entregue após 30 dias da coleta por um defensor público que fará a abertura dos laudos e prestará orientação sobre as questões relativas à paternidade nos casos em que o resultado do exame for positivo.

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania que tem como missão promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para cidadania e direitos humanos.

O CIC possui 18 unidades na Capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior do estado, geralmente em regiões de grande vulnerabilidade social. Na capital são 8 unidades: CIC do Imigrante (Barra Funda), Leste (Itaim Paulista), Oeste (Jaraguá), Sul (Jardim São Luís), Norte (Jaçanã), Casa da Cidadania (Jabaquara), Feitiço da Vila (Valo Velho) e Grajaú. Na Grande São Paulo são 4 unidades: Guarulhos, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos. No interior, o CIC possui unidades em Campinas, Jundiaí, Laranjal Paulista, Cajamar e Juquiá. Há, ainda, uma unidade no litoral, em São Vicente.

Governo do Estado de SP