CIC promoverá Cidadania em Movimento no município de Embu Guaçu neste sábado

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) promoverá neste sábado (4), das 10h às 16h, a ação Cidadania em Movimento na Escola Municipal Amanda Consuelo da Cunha, localizada  na Rua Filarina Alves de Oliveira, 75 – Parque São Paulo, no município de Embu Guaçu.

O “Cidadania em Movimento” tem como objetivo facilitar o acesso da população a serviços públicos e privados, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e com o desenvolvimento local. Também pretende promover a integração de atores estaduais e municipais em prol do desenvolvimento regional. E, ainda, disseminar os programas do Governo do Estado de São Paulo, visando a expansão dos mesmos.

A iniciativa pretende alcançar o maior número de munícipes, prestando atendimentos diversos de cidadania para a população em vulnerabilidade social.

Serão oferecidos os serviços abaixo:

• 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito;
  • 2ª via de CPF; 2ª via de contas de água e luz (caso esteja cadastrado no órgão responsável);
  • Atestado de antecedentes Criminais;
  • IIRGD com 1ª via da Carteira de Identidade para menores;
  • Pesquisa de número do título de eleitor;
  • Casa do Cidadão;
  • Sebrae;
  • Banco do Povo;
  • Vagas de emprego (RG, CPF, carteira de trabalho e nº do PIS se tiver);
  • Orientação sobre a carteira de trabalho digital;
  • Cadastro único;
  • Procon;
  • Junta Militar;
  • Defensoria Pública com orientação jurídica;
  • Educação em saúde bucal com distribuição de escovas dentais;
  • Orientação nutricional;
  • Aferição de pressão arterial;
  • Aferição de glicemia;
  • Aplicação da vacina do covid-19;
  • Exame de vista;
  • Orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis;
  • Distribuição de preservativos;
  • IMESC – Investigação de paternidade;
  • Corte de cabelo masculino e feminino;
  • Esmaltação;
  • Designer de sobrancelhas;
  • Limpeza de pele;
  • Orientação para maquiagem;
  • Cama elástica;
  • Piscina de bolinhas;
  • Pipoca e algodão doce;
  • Pintura facial;
  • Roda de capoeira;
  • Roda de hip hop/dança.

Haverá medição da temperatura dos usuários dos serviços na entrada para o evento e será exigido o comprovante de vacinação de todos os participantes.

O atendimento será por demanda espontânea, com entrega de senhas e por ordem de chegada.

O evento será promovido em parceria com a Prefeitura de Embu Guaçu e pelos CIC Feitiço da Vila, CIC Grajaú e CIC Sul.

O CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania que tem como missão promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para cidadania e direitos humanos.

O CIC possui 18 unidades na Capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior do estado, geralmente em regiões de grande vulnerabilidade social. Na capital são 8 unidades: CIC do Imigrante (Barra Funda), Leste (Itaim Paulista), Oeste (Jaraguá), Sul (Jardim São Luís), Norte (Jaçanã), Casa da Cidadania (Jabaquara), Feitiço da Vila (Valo Velho) e Grajaú. Na Grande São Paulo são 4 unidades: Guarulhos, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos. No interior, o CIC possui unidades em Campinas, Jundiaí, Laranjal Paulista, Cajamar e Juquiá. Há, ainda, uma unidade no litoral, em São Vicente.