CIC prestou mais de 6.000 atendimentos durante Cidadania em Movimento em Barretos na sexta-feira

A Secretaria da Justiça e Cidadania prestou 6.234 atendimentos durante Cidadania em Movimento promovido na sexta-feira (15), das 8h às 16h, na avenida Centenário da Abolição, 1.500, em frente ao Fórum da Região dos Lagos, no município de Barretos. A ação reuniu atividades do Centro de Integração da Cidadania (CIC), de programas da SJC, do Instituto de Medicina Social e Criminologia (Imesc), da Fundação Procon e do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM) e do Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), todos vinculados à Secretaria da Justiça e Cidadania.

Entre os serviços que foram oferecidos estão a emissão de documentos, como 2ª via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito; emissão de RG para menores de 18 anos e brasileiros; orientação de 1ª via de Carteira de Trabalho e Previdência Social – Digital; Emissão de 2ª via de Carteira de Trabalho e Previdência Social. Os munícipes contaram com cadastro para vagas de emprego, orientação sobre formalização e regularização de Microempreendedor Individual (MEI), acesso ao microcrédito pelo Banco do Povo Paulista, atendimento jurídico e muito mais. Durante a ação foram distribuídos 3.000 sacos de pipoca, 500 algodão doce e 4.000 copos de água mineral.

Na área da saúde, foram oferecidos medição de pressão arterial, exames preventivos de câncer bucal, orientação nutricional, carreta da mamografia e carreta do Papanicolau. Além de teste de paternidade, o DNA, gratuito e destinado às pessoas de baixa renda, mediante assinatura de declaração de hipossuficiência. Ainda, serviços relacionados à beleza e ao lazer, como corte de cabelo e manicure, além de atividades recreativas para crianças; aula de zumba, oficinas de pintura em tecido e crochê e apresentações de dança, musicais e artísticas.

Das 9h às 12h, em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), aconteceu o seminário para autoridades com o objetivo de apresentar os programas desenvolvidos pelo Governo do Estado de São Paulo aos prefeitos, vereadores e demais autoridades. A exposição contou com a presença do Vice-Governador do Estado de São Paulo e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia; Secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa; Secretária de Desenvolvimento Social, Celia Parnes; Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Celia Leão; Secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn; Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido; Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy; e Delegado Geral, Ruy Ferraz.

No dia 14 de outubro, no período da tarde, o CIC levou o Cidadania em Movimento para realizar atendimento na Casa André Luiz de Barretos: foram realizados  20  pedidos de Certidões.