CIC prestou mais de 130 atendimentos no SIAT-II e doou centenas de itens de higiene e proteção

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), levou na sexta-feira (20), das 10h às 15h, o projeto Cidadania em Movimento até a unidade do Serviço Integrado de Atendimento Terapêutico, SIAT-II, localizado na Rua Porto Seguro, 281-B, no bairro Armênia, na zona Norte da capital.

A iniciativa teve como objetivo assistir as pessoas em situação de rua, promovendo cidadania e facilitando o acesso à serviços públicos a essa população.

O evento ofereceu aos moradores em situação de rua assistidos pelo SIAT II serviços integrados do poder público, terceiro setor e voluntariado, estimulando a integração e inclusão social.

Os cidadãos tiveram acesso a uma variedade de serviços, entre eles emissão de RG (21 pedidos), segunda via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito (43), orientação jurídica (15), corte de cabelo (35), orientação e cadastro da carteira de trabalho digital (19), doações de máscaras de proteção (110) e sabonetes (150), além de atrações culturais com música e grafitti.

Todas as atividades foram gratuitas.

A iniciativa contou com a parceria do CIC Norte, CIC Feitiço da Vila, SIAT-II-Prefeitura do Município de SP, Faculdade Anhanguera, IIRGD, projeto “Música no CIC Norte”, projeto “Afro Empreendedorismo”, Vulcams filmes e voluntários.

O CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Nas 17 unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, além de acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.