CIC Oeste e Enel trocam geladeiras antigas por novas

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) Oeste, da Secretaria da Justiça e Cidadania, iniciou uma parceria com a empresa de geração e distribuição de eletricidade e gás, Enel Distribuição São Paulo, para a troca gratuita de geladeiras antigas por novas para famílias de baixa renda. 

Essa iniciativa faz parte do projeto Enel Compartilha Eficiência, que  visa  a melhoria na qualidade de vida de famílias de baixo poder aquisitivo, buscando a redução do consumo de energia e conscientização ambiental, além de oferecer orientação referente ao descarte correto dos aparelhos antigos e a reciclagem de materiais.

A parceria entre o CIC Oeste e a Enel SP se iniciou por meio de edital com cadastro de lideranças comunitárias, no qual a diretora da unidade se inscreveu e após alguns processos recebe pedidos de indicações de pessoas para serem contempladas por este projeto que já trocou as geladeiras de 420 famílias. 

Atualmente o CIC Oeste pode indicar pessoas que morem nessas regiões: Itaquera, Vila Albertina, Lauzane Paulista, Penha, Embu e Jaçanã. As famílias interessadas devem entrar em contato com as lideranças comunitárias ou com as ONGs da região para realizar o cadastro no programa.

 

CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania que tem como missão promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para cidadania e direitos humanos.

O CIC possui 18 unidades na Capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior do estado, geralmente em regiões de grande vulnerabilidade social. Na capital são 8 unidades: CIC do Imigrante (Barra Funda), Leste (Itaim Paulista), Oeste (Jaraguá), Sul (Jardim São Luís), Norte (Jaçanã), Casa da Cidadania (Jabaquara), Feitiço da Vila (Valo Velho) e Grajaú. Na Grande São Paulo são 4 unidades: Guarulhos, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos. No interior, o CIC possui unidades em Campinas, Juquiá, Jundiaí, Laranjal Paulista e Cajamar. Há, ainda, uma unidade no litoral, em São Vicente.