CIC do Imigrante promove Cidadania em Movimento no Dia Mundial do Refugiado

Em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, comemorado anualmente em 20 de junho, o Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante, da Secretaria da Justiça e Cidadania, realizará nova edição da Cidadania em Movimento na próxima segunda-feira, das 10h às 15h, em sua sede, localizada na Rua Barra Funda, 1020 – Santa Cecília, São Paulo.

A ação contará com a presença do secretário executivo da Justiça e Cidadania, Luiz Orsatti Filho, e tem como objetivo a prestação de serviços para a população de imigrantes e refugiados, além da distribuição de roupas e acessórios, kits de higiene, e 400 cestas básicas doadas pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) e pela Coordenação do CIC.

Dentre os serviços que serão oferecidos para a população estão:

• Solicitação de regularização de documentação;
  • Preenchimento do formulário SISCONARE;
  • Regularização migratória;
  • Elaboração de currículos;
  • Cadastro de Vagas de emprego;
  • Carteira digital;
  • Habilitação de seguro-desemprego;
  • Orientação sobre consumo;
  • Orientação sobre População Negra;
  • Atendimento do Programa SP Acolhe;
  • Medição de pressão arterial;
  • Oficina de Pintura pela Cruz Vermelha;
  • Distribuição de roupas e acessórios, kits de higiene, e 400 cestas básicas.

O Dia Mundial do Refugiado foi criado em 2000 pela Assembléia Geral das Nações Unidas com o objetivo de promover a conscientização sobre a situação dos refugiados em todo o mundo. De acordo com os dados da 6ª edição do relatório “Refúgio em Números”, divulgada em 2020, pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), vinculado ao Ministério da Justiça, haviam 57 mil refugiados reconhecidos no Brasil.

No mesmo dia, o Projeto Cerzindo, parceiro do CIC, disponibilizará diversas atividades  para a população que for ao Bloco B no mesmo endereço. Confira a programação:

• Café da manhã (9h às 16h);
  • Doação de Roupas (9h às 16h);
  • Agendamento de atendimento psicossocial (9h às 16h);
  • Roda de conversa – Empreendedorismo (10h às 11h);
  • Roda de Conversa – Como funciona um processo seletivo (11h às 12h);
  • Roda de Conversa – Migração e Direitos Humanos (13h às 14h);
  • Roda de Conversa – Serviços oferecidos pela Prefeitura de São Paulo para imigrantes e refugiados (14h às 15h);
  • Roda de conversa – Estudo e revalidação de documentação (15h às 16h);
  • Workshop de Estamparia (15h às 16h).

O CIC do Imigrante está desenvolvendo essa ação em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Relações Internacionais, Prefeitura de São Paulo, Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Projeto de Promoção dos Direitos de Migrantes (ProMigra), Defensoria Pública da União (DPU), Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Projeto Cerzindo, Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Fundação Procon-SP, Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI), Fórum Inter-Religioso e Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP).

CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania que tem como missão promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para cidadania e direitos humanos.

O CIC possui 18 unidades na Capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior do estado, geralmente em regiões de grande vulnerabilidade social. Na capital são 8 unidades: CIC do Imigrante (Barra Funda), Leste (Itaim Paulista), Oeste (Jaraguá), Sul (Jardim São Luís), Norte (Jaçanã), Casa da Cidadania (Jabaquara), Feitiço da Vila (Valo Velho) e Grajaú. Na Grande São Paulo são 4 unidades: Guarulhos, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos. No interior, o CIC possui unidades em Campinas, Juquiá, Jundiaí, Laranjal Paulista e Cajamar. Há, ainda, uma unidade no litoral, em São Vicente.

CIC do Imigrante promove Cidadania em Movimento no Dia Mundial do Refugiado

Data: 20/06/2022